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Seciju e Seduc certificam socioeducandos pela participação no projeto “Resgatando Valores Socioemocionais”

Nesta sexta-feira, 26, foi realizada cerimônia de encerramento de ciclo de palestras para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa do Case e Ceip de Palmas.

26/11/2021 às 20h48 Atualizada em 26/11/2021 às 21h01
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Secom / Governo do Tocantins
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Durante a cerimônia, os adolescentes receberam certificação pela participação no ciclo de palestras – Foto: Vitória Soares/Governo do Tocantins.
Durante a cerimônia, os adolescentes receberam certificação pela participação no ciclo de palestras – Foto: Vitória Soares/Governo do Tocantins.

Com intuito de incentivar a participação dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em ações que fomentem o desenvolvimento educacional e emocional, foi realizada nesta sexta-feira, 26, a cerimônia de encerramento do ciclo de palestras do Projeto Resgatando Valores Socioemocionais. Promovido por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), o projeto foi desenvolvido com os socioeducandos que frequentam a Escola Estadual Mundo Sócio do Saber.

No período da manhã, a cerimônia foi voltada a entrega de certificados de conclusão para os adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas, já durante a tarde, a certificação foi realizada com os adolescentes do Centro de Internação Provisória (Ceip) masculino e feminino de Palmas. O encontro também contou com momentos de agradecimentos dos servidores e alunos que participaram do Projeto, além de coffee break para os participantes.

Durante a cerimônia, o socioeducando W.C.F, de 16 anos, falou sobre os aprendizados adquiridos durante os encontros. “Faltaram muitas coisas na minha criação, mas aprendi que o que não recebi, eu quero dar para meu filho, quero fazer tudo ao contrário. Eu estava em começo de depressão, sentindo falta da minha família, mas com essas palestras eu vi que mesmo sentindo essa falta, estou cumprindo por algo que errei, entendi que tenho que passar por isso para aprender. Hoje eu agradeço pelos ensinamentos que Deus me deu, mesmo estando no lugar onde estou”, relatou.

Para o chefe do Case, Junior Cesar, a ação potencializa o que há de melhor nos adolescentes e os incentiva a buscarem novas oportunidades. “Esse projeto foi de grande valia para os nossos adolescentes, pois puderam ter reforços em suas vidas para buscarem o seu potencial de viver melhor lá fora. Essas palestras abrilhantaram a vida dos adolescentes e os fizeram refletir sobre a importância de buscarem novos caminhos”, afirmou.

O responsável pela Unidade Técnica Executiva em Atendimento Educacional Socioeducativo da Seduc, Israel de Freitas, explica que as palestras foram desenvolvidas com objetivo de promover a reflexão dos adolescentes. “Nossa missão é apoiar as escolas que oferecem educação para os meninos que estão vivendo esse período de internação. Com isso, o projeto surgiu de uma ideia para levar os adolescentes a refletirem sobre a vida, família e espiritualidade, com o objetivo de levá-los a pensar sobre o porquê chegaram aqui, o que eles podem melhorar e, principalmente, prepará-los para a vida pós-internação”, ressaltou.

Resgatando Valores Socioemocionais

Iniciado no dia 06 de outubro e finalizado no dia 10 de novembro, o ciclo de palestras foi desenvolvido uma vez por semana e trabalhou com temas como relacionamentos interpessoais, amabilidade, resiliência emocional e outros. O objetivo é que o Projeto seja estendido para todas as unidades socioeducativas do Estado.

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