Monday, 16 de May de 2022
30°

Alguma nebulosidade

Palmas - TO

Geral CONSCIENTIZAÇÃO

BRK promove iniciativas de conscientização para o bom funcionamento das redes de esgoto em Araguaína

O objetivo é reforçar que resíduos sólidos (lixo) e a água de chuva, não devem ser despejados nas redes de esgoto.

23/12/2021 às 11h51
Por: Alessandro Ferreira Fonte: BRK Ambiental
Compartilhe:
Teste de fumaça - Foto: Divulgação/BRKAmbiental
Teste de fumaça - Foto: Divulgação/BRKAmbiental

Com o objetivo de conscientizar e educar a população de Araguaína quanto ao uso correto das redes coletoras de esgoto, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de saneamento em 47 cidades do Tocantins, realizou na última semana uma série de iniciativas de conscientização.

Os agentes da concessionária visitaram cerca de 2.477 moradores, para orientar sobre como as redes devem ser utilizadas. O objetivo é reforçar que resíduos sólidos (lixo) e a água de chuva, não devem ser despejados nas redes de esgoto, pois juntos, podem causar diversos problemas.

Na ocasião, foram realizadas 428 vistorias em busca de ligações irregulares, além de testes com aparelhos de fumaça. Neste teste é inserido um insuflador de fumaça atóxica nos poços de visita, instalações que dão acesso à rede de esgoto e que são conectadas às residências. O retorno da fumaça para o interior delas é resultado de irregularidades nas ligações de esgoto.

O engenheiro da BRK em Araguaína, Rafael Martins, conta que a concessionária tem uma rotina operacional com ações programadas, porém isso muda quando muitos pontos da cidade são impactados pelo uso incorreto das redes.

"Com as constantes chuvas no fim do ano, a rotina da operação se transforma em soluções emergenciais. É importante que as pessoas confiram se o escoamento das águas de chuva está desassociado dos encanamentos, direcionando às redes de drenagem. Além disso, o lixo deve ser destinado corretamente ao sistema de coleta urbana, a destinação incorreta de lixo como: papel higiênico, absorventes, cabelos e restos de comida, podem causar entupimentos e obstruções nas redes, gerando diversos prejuízos", orienta Rafael.

A BRK conta também com um canal online de orientação sobre o descarte sustentável de resíduos e uso correto das redes de esgoto, confira: https://www.brkambiental.com.br/brk-explica/descarte-sustentavel.

Teste de fumaça - Foto: Divulgação/BRKAmbiental

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.