Saturday, 22 de January de 2022
28°

Trovoada

Palmas - TO

Política DOIS IRMÃOS TO

Prefeito de Dois Irmãos vai inaugurar reforma e modernização da Praça JK nesta sexta-feira (14/01)

A cerimônia está marcada para começar às 15 horas, e contará com a participação dos membros da gestão municipal, Poder Legislativo e a comunidade.

13/01/2022 às 14h22 Atualizada em 13/01/2022 às 20h45
Por: Edson Gilmar Fonte: Edsom Gilmar
Compartilhe:
Revitalização de obra pública contou com recursos federais e municipais - Foto: Ascom/Divulgação
Revitalização de obra pública contou com recursos federais e municipais - Foto: Ascom/Divulgação

Esta sexta-feira (14/01) será de inauguração de obra pública na cidade de Dois Irmãos do Tocantins, região central do Estado. O prefeito Irmão Geciran Saraiva (PSD) vai fazer o descerramento da placa inaugural da Praça Juscelino Kubitschek (JK), localizada na Rua Pará, em frente o Palácio Permina Ribeiro Lopes, no centro da cidade.

A cerimônia está marcada para começar às 15 horas, e contará com a participação dos membros da gestão municipal, Poder Legislativo e a comunidade. Os recursos que possibilitaram a reformulação, foram oriundos do governo Bolsonaro, por meio da Caixa Econômica Federal (CEF), em contrapartida do tesouro municipal.

O espaço público foi repaginada e arborizada para proporcionar mais conforto e segurança à população. O layout original foi recuperado além de um novo sistema de iluminação.

Irmão Geciran vai inaugurar o espaço público a partir das 15 horas desta sexta-feira (14) - Foto: Edsom Gilmar/Arquivo
Irmão Geciran vai inaugurar o espaço público a partir das 15 horas desta sexta-feira (14) - Foto: Edsom Gilmar/Arquivo  

Origem das Praças

Segundo registros históricos, Praças foi inicialmente usadas na Grécia Antiga, Naquela época, do surgimento do pensamento filosófico e da constituição de uma sociedade organizada, era necessário um lugar para reunião das pessoas para que juntas pudessem tomar decisões, conversar e promover momentos de reflexão. Os gregos chamavam-nas de ágora e a principal função era a transmissão de conhecimento e cultura, além das decisões políticas.

Praças no Império Romano

Nos tempos áureos do Império Romana, as praças eram chamadas de Fórum e, como as cidades eram a união de vários povos, esses locais foram usados para assembléias, disputas atléticas e gladiadoras. Tinha também a função de comércio e encontros religiosos.

Na Idade Média Praças foi palco de execuções, funerais e ritos religiosos. Vale ressaltar que a Praça dos Girassóis é a maior da América latina com 571 mil metros quadrados, e a quarta maior praça urbana do mundo. A maior é a Praça Merdeka, que fica em Jacarta, na Indonésia, que tem 1,76 milhão de metros quadrados, a Praça Xinghai (“mar de estrelas”, em chinês) foi construída em 1998 para comemorar o centenário de fundação da cidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.