Monday, 16 de May de 2022
28°

Alguma nebulosidade

Palmas - TO

Saúde CASEARA TO

Ação da prefeitura de Caseara combate mosquito da dengue

O secretário de Meio Ambiente e Turismo Paulo Roberto, frisou que essas parcerias fazem bem para o município e é de muita importância

19/01/2022 às 02h00
Por: Edson Gilmar Fonte: Edsom Gilmar com informações da assessoria
Compartilhe:
Prefeita Ildislene Santana recebeu os servidores no Palácio do Cazé - Foto: Divulgação
Prefeita Ildislene Santana recebeu os servidores no Palácio do Cazé - Foto: Divulgação

A prefeitura de Caseara através das Secretarias Municipais de Saúde com a pasta do Meio Ambiente, realizaram nesta terça-feira 18 de janeiro de 2022, a ação de monitoramento e combate ao vetor Aedes Aegypti, garantindo segundo a administração da prefeita Ildislene Santana (DEM), à população casearense mais segurança e proteção contra a dengue.

O trabalho de controle e monitoramento é realizado pelos agentes de combate às endemias (ACE) que é coordenado pelos agentes Sônia Wanderley. Faz parte da linha de frente do combate a dengue, a Vigilância Sanitária, representada pelo servidor Jeferson.De acordo com a gestão, essas equipes são cruciais no cenário epidemiológico da cidade.

Além do papel educativo, orientando a população quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas, esses profissionais fazem vistorias de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais, recolhimento dos pneus de borracharias em busca de focos endêmicos.

Secretário Rondinely de Sousa participou da ação ao lado do grupo de servidores públicos - Foto: Divulgação
Secretário Rondinely de Sousa participou da ação ao lado do grupo de servidores públicos - Foto: Divulgação 

Diariamente os agentes trabalham no combate à doença, fazendo ações periódicas em locais que são propícios para o Aedes Aegypti procriar. Mais diante do cenário atual o Secretário Rondinelly de Sousa, preocupado com os números de doenças virais, solicitou mais uma vez o trabalho de sensibilização, informação e recolhimento dos lixos que acumulam água e trazem perigo a população casearense, desta forma a atividade educativa e operacional com o apoiou da prefeita Ildislene Santana (DEM), de toda equipe de agentes e parceria com a secretaria de Meio Ambiente o secretário convocou a população pra contribuir fazendo sua parte eliminando os criadouros, recolhendo o lixo do quintal e armazenando em locais apropriados e seguros.

A dirigente do Poder Executivo como apoio recebeu os responsáveis pela ação no Palácio do Caze, onde parabenizou os envolvidos e reforçou a importância da parceria, que o povo deve ser bem cuidado e informado que essas ações são de suma importância para o bom desempenho da Saúde no Município. O secretário de Meio Ambiente e Turismo Paulo Roberto, frisou que essas parcerias fazem bem para o município e é de muita importância, pois o trabalho ganha mais força e com certeza tem um retorno favorável. A coordenadora Sônia Wanderley falou que é preocupante a situação da dengue no Estado e afirmou que devemos unir forças para levar até a população a informação e conscientização de que juntos, população e poder público com certeza venceremos esse mosquito.

A ação ocorreu durante toda manhã com anúncio de ruas e visitas casa por casa nos setores da cidade. Os participantes acompanhados do secretário de saúde Rondinelly de Sousa distribuíram panfletos e recolheram o lixo que acaba se tornando um criadouro do mosquito. A ação acontecerá durante toda semana, em toda a extensão da cidade e no projeto de assentamento Araguaia.

Grupo é visto durante ação contra a dengue - Foto: Divulgação
Grupo é visto durante ação contra a dengue - Foto: Divulgação
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.