Monday, 16 de May de 2022
30°

Alguma nebulosidade

Palmas - TO

Política VISTORIA

Governador Wanderlei Barbosa vistoria obras do Hospital Regional de Augustinópolis

Hospital é referência para toda a região do Bico do Papagaio e cidades mais próximas dos estados do Pará e Maranhão

21/01/2022 às 17h24
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Secom / Governo do Tocantins
Compartilhe:
Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins
Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

O governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado do titular do titular da pasta da Infraestrutura, Jairo Mariano e da diretora-geral da Unidade de Saúde, Cristiane Costa Uchoa, vistoriou na manhã desta sexta-feira, 21, as obras de reforma e ampliação do Hospital Regional de Augustinópolis. O Hospital é referência para toda a região do Bico do Papagaio e cidades mais próximas dos estados do Pará e Maranhão. 

De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (Seinf), Jairo Mariano, a reforma prevê a melhoria de vários blocos e serão investidos recursos na ordem de R$ 23 milhões. A expectativa é que sejam concluídas ainda este ano.

O Hospital, que já recebeu obras de reforma em toda a estrutura e construção de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) exclusivos para covid-19, também contará com a ampliação da Maternidade e Centro de Parto Natural (CPN). Atualmente o hospital conta com 113 leitos, incluindo os 10 de UTI. Com a maternidade, a Unidade passará a ter mais 46 leitos, sendo 20 de Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINa), 10 de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), seis no Centro Cirúrgico Obstétrico (salas de pré-parto, recuperação pós-anestésica e salas de partos); além de mais 10 leitos no Pronto Socorro, sendo oito de observação e dois de estabilização.

Wanderlei Barbosa destacou a importância da ampliação da unidade de saúde e afirmou que pretende concluí-las o mais breve possível. Wanderlei Barbosa também informou que está em estudo a transformação da Unidade em nível 3, que possibilitará aumentar as especialidades e atender os estudantes do curso de Medicina da Unitins de Augustinópolis. "Com a conclusão dessas obras da Maternidade muitas pessoas serão beneficiadas, além de contribuir com a melhoria dos serviços de saúde na cidade. Já estamos com estudos avançados para transformar esse hospital em nível 3, que vai permitir aumentar as especialidades e, inclusive,  atender os nossos estudantes de Medicina da Unitins aqui de Augustinópolis", ressaltou o Governador.

Araguatins

Em Araguatins, o Governador Wanderlei Barbosa também vistoriou a obra da Escola Estadual de Tempo Integral (ETI) de Araguatins para acompanhar o andamento da construção. A unidade de ensino possuirá capacidade para atender 1,5 mil estudantes. A Escola contará com uma área total de 9.632,93 m² de construção, composta por uma biblioteca, área administrativa, 21 salas de aula, sala de música, sala multiuso, seis laboratórios, cozinha industrial, quadra coberta, duas quadras poliesportivas com arquibancadas, palco, piscina com seis raias semiolímpicas e arquibancada, entre outros espaços.

Wanderlei Barbosa também conferiu de perto a operação tapa buracos na TO-010, perímetro urbano do município. "Essa é uma operação emergencial para essa época no sentido de garantir segurança dos usuários. O que queremos em todas as localidades é a presença do Estado por meio das secretarias", frisou.

Presenças

Acompanharam o Governador: Os deputados estaduais Amélio Cayres e Vanda Monteiro, além do prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.