Monday, 16 de May de 2022
30°

Poucas nuvens

Palmas - TO

Política NOVO NO COMANDO

Jairo Mariano deixa a Infraestrutura e é o novo Secretário de Governo na gestão Wanderlei Barbosa

Jairo Mariano estava à frente da Secretaria de Infraestrutura Cidades e Habitação, que será comandada interinamente pelo atual Presidente da Agência Tocantinense de Transportes e Obras - AGETO Márcio Pinheiro Rodrigues.

14/05/2022 às 09h39
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Redação / Agência Tocantins
Compartilhe:
Jairo Mariano, novo Secretário de Governo - Foto: Divulgação
Jairo Mariano, novo Secretário de Governo - Foto: Divulgação

O governador Wanderlei Barbosa fez duas mudanças no 1º escalão do Governo nesta sexta-feira (13) para comandar a Secretaria Executiva da Governadoria, nomeou Jairo Mariano que estava à frente da Secretaria de Infraestrutura Cidades e Habitação. E para a Secretaria de Políticas Estratégicas, nomeou o vereador de Colinas do Tocantins, Ricardo Parente. Cargo que estava em aberto desde a saída do ex-deputado federal Lázaro Botelho, que deixou a pasta no início do mês de abril para disputar uma cadeira na Câmara Federal nas próximas eleições.

As nomeações foram publicadas na edição desta sexta-feira do Diário Oficial. Jairo Mariano estava à frente da Secretaria de Infraestrutura Cidades e Habitação, que será comandada interinamente pelo atual Presidente da Agência Tocantinense de Transportes e Obras - AGETO Márcio Pinheiro Rodrigues a partir deste sábado (14).

Perfil

O novo Secretário de Estado da Governadoria, Jairo Soares Mariano é natural de Pedro Afonso, formado em Ciências Contábeis, com especialização na área da Administração.

Possui larga experiência de gestão, tanto na esfera pública quanto privada. Foi prefeito de Pedro Afonso por dois mandatos consecutivos; também ocupou a presidência da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) por duas vezes e foi vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), sendo o primeiro gestor público tocantinense a ocupar o cargo.

Foi presidente do Consórcio Delta do Tocantins e do Território Nordeste do Tocantins, além de ter ocupado a chefia de gabinete da Presidência e a gerência de Defesa do Setor Industrial da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto). Atuou em diversos conselhos, como o Conselho Estadual de Meio Ambiente, o Conselho de Distribuição do ICMS do Tocantins, o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia e o Conselho de Energia Elétrica do Tocantins, ambos no Sebrae, e ainda como conselheiro na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Atualmente integra o Comitê Gestor das Obrigações assessórias do ISSQN. Na gestão do ex-governador Mauro Carlesse foi presidente da Adetuc.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.