LAVA JATO

Glenn Greenwald afirma veracidade das mensagens e do áudio vazado

Mensagens e audio vazado foram periciados por peritos do The Intercept

11/07/2019 19h01Atualizado há 4 dias
Por: Vanessa Gomez
58
Divulgação
Divulgação

Algumas horas atrás foi realizada a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania - CCJ - para ouvir o jornalista e fundador do The Intercept Glenn Greenwald.

Até o fim da Comissão, o jornalista foi enfático ao afirmar que todo material divulgado em seu jornal é incontestável, e que por isso não sente nenhum tipo de medo. Ele deixou claro que não tem lado político e que as matérias divulgadas não são para beneficiar o PT e sim para o fortalecimento da democracia e da liberdade de imprensa. 

Questionado pelo senador Marcos do Val (CIDADANIA)  o porquê de não ter entregue o aparato para justiça e se em algum momento pagou pelas mensagens e áudios, Glenn alegou que pagar pelo conteúdo seria um crime, e garantiu que todo teor publicado foi periciado, mas em nenhum momento, citou o nome de algum perito responsável pela autenticidade dos áudios, apenas usou o silêncio do Moro para tentar provar a sua veracidade, todavia, o ex juiz e atual ministro da justiça tem o direito constitucional de se manter calado e esse direito não implica em confirmação, nem em negação. 

Perguntado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB) se ele hackeou as mensagens e o áudio, o jornalista não negou, nem confirmou, o que segundo sua própria lógica usada contra moro, seria a confirmação do perguntado (para que se note o absurdo de usar o silêncio de alguém como algum tipo de prova). Afirmou apenas que uma fonte o procurou e que essa fonte tinha tudo pronto para ser divulgado. 

Ao final da CCJ, o senador Randolfe Rodrigues (REDE) concluiu que a reportagem divulgada pelo The Intercept não fere a integridade da Lava Jato e sim a imparcialidade do Ministério Sérgio Moro. 

Chega ser cômico a posição de alguns senadores. Com todo conhecimento jurídico, defender mensagens e áudios vazados de forma ilegal, sem perícia e que podem ser facilmente adulterados ou produzidos por aplicativos e sites como FAKEWHATS - aplicativo responsável por criar conversas no Whatsapp, YAZZI - aplicativo que permite criar mensagens fakes em diversas plataformas, como Whatsapp, Telegram e Facebook,  LYREBIRD - AI que permite escutar áudios de uma pessoa e em pouco tempo e sem muito material, imitar com precisão a voz da pessoa e o DEEP VOICE - Que consegue clonar vozes. Precisamos salientar que juízes e promotores, longe do âmbito jurídico, têm o direito de ter opinião e posicionamento político, e isso, não fere a imparcialidade de nenhum julgamento.

Por: Vanessa Gomez 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Palmas - TO
Atualizado às 12h08
33°
Alguma nebulosidade Máxima: 37° - Mínima: 19°
32°

Sensação

9 km/h

Vento

26%

Umidade

Fonte: Climatempo
G&H CLEAN – SERVIÇOS DE LIMPEZA
Municípios
CAMPANHA PRESENÇA DIGITAL WEB- 1
BANNER MARRONY
Últimas notícias
Mais lidas