OUTUBRO ROSA - ASSEMBLEIA DO TOCANTINS
Eleições 2020

Os elos que ligam Negão do Cinda a Castro. As suspeitas de aliança que pairam no ar

A única dúvida é: o candidato será Negão apoiado por Castro? O candidato será Castro com Negão de vice? Negão irá à reeleição à Câmara Municipal com apoio de Castro? Ou Negão virá com uma candidatura laranja para dividir os votos da oposição é favorecer Castro?

12/07/2019 10h35Atualizado há 3 meses
Por:
Fonte: Reação Agência Tocantins
1.152

As eleições municipais em Axixá do Tocantins tem se tornado um enorme quebra-cabeças onde as peças não se encaixam e não conseguimos montar um cenário em que possamos afirmar quem realmente será candidato, principalmente da situação, da base do prefeito. Mas você pode se perguntar: Mas Castro tem direito à reeleição, logicamente, ele é candidato natural. Em tese sim, se não fosse situações que nos levam a possíveis cenários que pode mudar todo o quadro político axixaense para o ano de 2020. Sim! Caro leitor, nesse jogo de quebra-cabeças da situação pode entrar mais uma peça que tornará tudo ainda mais complicado para se saber qual o real desenho para as eleições no tocante ao candidato do paço. A peça que pode fazer parte do quebra-cabeça do time da prefeitura é nada mais, nada menos que o vereador Negão do Cinda, que já colocou seu nome como pré-candidato da oposição, no entanto, o seu posicionamento na votação dos balancetes do ex-prefeito Auri, seus laços com a prefeitura através de indicados na administração, sua filiação partidária e seus aliados políticos nos leva para um lugar em que Negão do Cinda está de braços dados com Castro. Por que pensar isso? Bom! Detalhar.

1 – Seu posicionamento na votação dos balancetes do ex-prefeito Auri

É sabido em Axixá que o único com potencial eleitoral para derrotar a máquina pública axixaense chama-se Auri-Wulange Ribeiro Jorge. De posse dessa certeza, o Paço Municipal teria que fazer com que seu principal adversário saísse do páreo e a única maneira de fazer isso era rejeitando suas contas na Câmara Municipal. Um fato que se deve levar em consideração é que dias antes da votação na Câmara o cunhado do prefeito tinha certeza da rejeição das contas, mesmo a situação sendo minoria na casa, e dentre os vereadores da oposição que poderia articular uma derrota ao prefeito e se consolidar como uma alternativa nas eleições estava Negão do Cinda, mas, estranhamente, preferiu votar com o Paço, contrariando sua condição de oposição.

2 – Os indicados de Negão do Cinda na administração de Castro

Outra situação que nos leva a crer que Negão e Castro estarão no mesmo palanque é que os indicados do parlamentar continuam dentro da administração mesmo com ele se declarando candidato a prefeito pela oposição. Aí se levanta a questão: Porque Castro está deixando os indicados do vereador dentro de seu mandato correndo o risco desses depositaram seus votos em Negão do Cinda? Em qualquer outra administração nenhum gestor alimentaria os votos de seu adversário.

3 – Sua filiação partidária

Negão do Cinda e Castro pertencem ao MDB, ou seja um dos dois terá que deixar o partido para ser candidato, ou não. Juntando esse ponto aos dois primeiros chega-se à conclusão de que há uma oposição de fachada entre o prefeito e o vereador. Negão vota com ele e contra Auri no questão dos balancetes, Negão do Cinda continua com seus indicados na prefeitura e é do mesmo partido de Castro. Coincidência? Afiliado político de Dulce e Marcelo Miranda, os manda chuva do MDB no Tocantins, Negão se realmente for oposição a Castro iniciaria bem nessa luta pela vaga no partido para a candidatura ao Paço, mas, nenhum partido quer perder um prefeito, então, a união do afiliado político com o prefeito do partido é o mais viável.

4- Aliados políticos de Negão do Cinda.

Esse é o ponto mais complexo dessa salada de frutas que a suposta candidatura de Negão do Cinda. Negão é aliado de Marcelo Miranda, que é adversário de Carlesse, que é aliado de Jair Farias, que por sua vez é aliado de Negão do Cinda e Marcelo Miranda. Carlesse ainda é aliado de Castro. Presta atenção na teia que liga Negão à Castro e que evidencia a aliança dos dois. Segundo informações que obtivemos de fontes em Axixá o deputado estadual Jair Farias estaria tendo tratativas com o prefeito Castro a respeito das eleições municipais que acontecerão em 2020. Nossas fontes não souberam detalhar o conteúdo das tratativas, mas afirmam categoricamente que as conversas estão ocorrendo. Agora vamos ligar todos os pontos. Negão vota pela rejeição das contas de Auri que é o principal adversário de Castro, Castro mantém os indicados de Negão na prefeitura, os dois são do mesmo partido, têm os mesmos aliados políticos, o que concluímos? Já está bem claro a conclusão da matéria: Assim como subiram no mesmo palanque em 2016 a dupla se repetirá  em 2020. A única dúvida é: o candidato será Negão apoiado por Castro? O candidato será Castro com Negão de vice? Negão irá à reeleição à Câmara Municipal com apoio de Castro? Ou Negão virá com uma candidatura laranja para dividir os votos da oposição é favorecer Castro? Bom! 2020 é logo ali e saberemos onde essas peças irão se encaixar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Palmas - TO
Atualizado às 01h42
26°
Poucas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 23°
28°

Sensação

6 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
G&H CLEAN – SERVIÇOS DE LIMPEZA
Anúncio
Municípios
CAMPANHA PRESENÇA DIGITAL - OUTUBRO
Últimas notícias
Mais lidas