Sábado, 13 de Agosto de 2022
20°

Alguma nebulosidade

Palmas - TO

Especiais ATIVIDADE AMBIENTAL

Estudantes participaram de atividades com foco na pauta ambiental no Jalapão

Alusivas à Semana Mundial do Meio Ambiente, as ações foram destinadas aos estudantes locais e divididas em duas atividades.

16/06/2022 às 13h58
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Secom / Governo do Tocantins
Compartilhe:
Divulgação/Assessoria
Divulgação/Assessoria

Uma ação conjunta entre as gestões do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão foi realizada para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. A ação foi dividida em duas atividades, ambas destinadas aos estudantes do povoado do Mumbuca, com objetivo de desenvolver a consciência ambiental dos alunos e engajá-los na preservação da natureza.

A primeira atividade teve como público-alvo crianças que estudam do 1º ao 5º ano e consistiu na realização de uma oficina, onde aprenderam a fabricar pássaros utilizando materiais recicláveis. A atividade contou também com a participação de professores.

A segunda atividade, destinada a estudantes do 6º ao 9º, conduzida pelo técnico Thomaz Tanaka, foi feita de maneira prática. “Andamos pela comunidade do quilombo Mumbuca, da região do centro em direção a um riacho, e juntos com os estudantes fomos identificando os impactos ambientais, como erosão do solo, disposição de lixo e sedimentos indo para o córrego”, explicou Tanaka.

Após fazer a identificação desses impactos, os estudantes foram chamados à ação e ajudaram a fazer uma limpeza geral, recolhendo lixo, galhos e rastelando o percurso. “Após a limpeza, refizemos o mesmo percurso para compararmos o resultado”, informou o técnico, ressaltando que a atividade teve caráter educativo, uma vez que mostrou na prática que pequenas atitudes ajudam a preservar o meio ambiente.

Treinamento

Ainda durante a Semana do Meio Ambiente, as equipes do PEJ e da APA fizeram treinamento com brigadistas voluntários dos quilombos Prata e Mumbuca. Durante o treinamento, eles receberam bombas costais e abafadores que são essenciais para combater queimadas ilegais e incêndios florestais. As bombas foram doadas pelo World Wide Fund for Nature (WWF-Brasil) à Associação Comunitária dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros, que repassou aos voluntários.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.