Sábado, 13 de Agosto de 2022
20°

Nuvens esparsas

Palmas - TO

Especiais AUXILIO BRASIL

Jornada Auxílio Brasil em Palmas levou informação, troca de experiência e muito mais no evento

Encontro detalhou o funcionamento e as possibilidades do programa de transferência de renda executado pelo Ministério da Cidadania

25/06/2022 às 15h13
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Secom / Governo do Tocantins
Compartilhe:
Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

Informar, tirar dúvidas e trocar experiência; com esse intuito, o Governo Federal promoveu nesta sexta-feira, 24, mais uma escala da Jornada Auxílio Brasil, desta vez em Palmas (TO). O encontro, no Palácio Araguaia, contou com cerca de 200 participantes dos 139 municípios tocantinenses que trabalham na área da assistência social e contou com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas).

O programa de transferência de renda, Auxílio Brasil, é executado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania. No Tocantins, o programa é gerido pelo Governo do Estado.

O secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Zorivan Monteiro, destacou a relevância do Programa Auxílio Brasil no Tocantins. “Em maio de 2022, a iniciativa atendeu 146.033 mil famílias, com um investimento de mais de R$ 59 milhões. As famílias tocantinenses atendidas receberam o valor médio de R$ 410,76. Essa iniciativa do Governo Federal, que contou com apoio do Governo do Estado, por meio da Setas, é de grande relevância para a execução do Programa no Tocantins com a capacitação de técnicos e gestores dos Centros de Referencia de Assistência Social (CRAS)  dos 139 municípios”, esclarece.

Representando o Ministério da Cidadania, a analista de Políticas Sociais, Maria Carolina Prado Lage, falou que o evento tem como objetivo de detalhar o funcionamento do Programa e permitir o diálogo entre técnicos do ministério da cidadania e os gestores locais. “A Jornada Auxílio Brasil já passou por 16 estados. A proposta é divulgar as políticas públicas, informar sobre as inovações e promover um diálogo entre o Ministério da Cidadania, com os estados e municípios, ouvindo as dificuldades e os acertos do Programa", destacou. 

A representante do Cadastro Único, do Ministério da Cidadania, Iara Monteiro Attuch, explicou sobre o Cadastro Único e suas inovações. Já o palestrante da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação ( SAGI), Cícero Araújo de Souza Júnior, explicou o funcionamento do Portal EaD Cidadania, e solicitou para as pessoas acessarem o portal e realizarem os cursos de capacitação disponibilizados na plataforma.

Para a secretária de Assistência Social do município de Peixe, Joana Pereira da Cruz Rodrigues, participar do evento foi importante para tirar muitas dúvidas. "Nosso município tem muitas famílias precisando de ajuda, por isso é importante entender melhor o programa,  para estender o benefício para outras famílias vulneráveis", afirmou Joana Pereira.

No município de peixe 2.200 pessoas estão cadastradas no Cadastro Único.

Auxílio Brasil

O Programa é uma política social do Governo Federal, que integra várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda.

O novo programa social de transferência direta e indireta de renda é destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país.

Além de garantir uma renda básica a essas famílias, o programa busca simplificar a cesta de benefícios e estimular a emancipação dessas famílias para que alcancem autonomia e superem situações de vulnerabilidade social.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.