Sábado, 13 de Agosto de 2022
20°

Alguma nebulosidade

Palmas - TO

Internacional RÚSSIA

Estudante divinopolitana Letícia Avelina conclui curso de medicina após sete anos na Rússia de Vladimir Putin

Foram seis anos de uma longa e difícil batalha pelo diploma de medicina, no país gerido pelo polêmico presidente e líder mundial Waldemir Putin.

27/06/2022 às 17h51 Atualizada em 27/06/2022 às 18h30
Por: Edson Gilmar Fonte: Edsom Gilmar
Compartilhe:
Leticia Avelino concluiu o curso de medicina na Rússia - Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação
Leticia Avelino concluiu o curso de medicina na Rússia - Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

O sonho de se tornar médica se tornou realidade para a divinopolitana Letícia Avelina Alves da Silva, de 28 anos de idade. A formatura aconteceu no último sábado (25/06) na universidade de Rostov Estate University, em Rostov, no sul russo. A profissional da medicina é natural de Paraíso do Tocantins e morou em Divinópolis do Tocantins até os 15 anos de idade.

Foram seis anos de uma longa e difícil batalha pelo diploma de medicina, no país gerido pelo polêmico presidente e líder mundial Waldemir Putin. A brasileira enfrentou e venceu inúmeros barreiras e venceu a dificuldade do idioma, as temperaturas polares geograficamente típicas do território país euro-asiático e conquistado o tão esperado diploma.

A mães dona Joana Martinelli, falou do orgulho pessoal, de ver a filha formada, “estamos todos muito orgulhosos”, disse a Joana, que mora atualmente em Portugal, e devido a guerra em que a Rússia está beligerante com a Ucrânia, não foi possível está no evento de formatura da filha.

Evento de formatura aconteceu em Rostov na Rússia - Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação
Evento de formatura aconteceu em Rostov na Rússia - Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Letícia foi a oradora da turma, na explanou as conquistas, as dificuldades e os agradecimentos aos docentes que consubstanciarão a realização, do que a agora médica, desde o início tem dito que seria “um sonho” realizado.

Segue na íntegra o pronunciamento de Letícia Avelino, na formatura, em Rostov.

“Tenho o prazer de apresentar a formatura 2022 do corpo docente para a formação de residentes estrangeiros e alunos de pós-graduação do ROSTGMU, expressamos aqui nossa gratidão aos professores, funcionários, pais, amigos, em geral, pessoas especiais que agora estão ao nosso lado em este momento tão importante e tão esperado. É uma grande honra falar à frente dos nossos colegas estudantes, futuros médicos.  É impossível estar aqui, na nossa formatura, e não relembrar todos os momentos agradáveis que vivemos juntos.

 na preparatória.... não nos entendíamos um aos outros porque não sabíamos a língua russa.

 O primeiro, 2º, 3º ano foi muito difícil para todos nós.

 houve uma alegria especial por termos passado em todas as disciplinas, especialmente em fisiologia.

Então mudamos para o 4º ano e finalmente nos acostumamos a estudar na Rússia

 No 5º ano, muitos de nós começamos a procurar estágios e empregos, alguns saíram e trabalharam em casa por conta da pandemia, começamos a ver na prática o que aprendíamos em sala de aula, e vocês não têm ideia do quão rica foi essa experiência.

  Então chegou o 6º ano e passou tão rápido... gostaríamos de parar o tempo para que esses momentos maravilhosos não acabem, mas é isso, agora estamos na sua frente com lindos vestidos de formatura e espero que você esteja orgulho de nós, porque conseguimos, finalizamos!!

 

Caros colegas, nos últimos 7 anos crescemos, amadurecemos, aprendemos a ser mais fortes, vencemos todas as provações e obstáculos, e ombro a ombro lutamos por um sonho comum: salvar vidas. sofremos muitos fracassos, mas estamos aqui graças à graça de Deus e aos nossos esforços.

 

Sim, amigos, valeu a pena.  Sinta-se feliz, orgulhoso, médico capaz e perceba que um futuro maravilhoso espera por você.

 

 Temos um pedido para nossos amigos: que nunca, em hipótese alguma, duvidemos de nossa capacidade de superar dificuldades, realizar nossos sonhos, e acreditar em um mundo melhor.”.

 

Muitas vezes ao longo do caminho, pensamos em desistir, mas o brilho nos olhos de cada um de vocês, queridos professores e mentores, nos fez respirar fundo e seguir em frente.  O tempo não nos permite falar sobre o quanto cada um de vocês é importante para nós, mas queremos estar aqui nesta manhã, queremos agradecer publicamente:

 

Olga Sergeevna

 Larisa Vasilievna

 Svetlana slabekovna

 Karina Surenovna

 Andrey Mikhailovich

 Artem Mikhailovich

 Sergey Alekseevich

 Guzel Shamilievna

  Elena Sergeevna

 

Vocês abriram a porta da ROSTgmu para nós, chegou o momento em que precisamos sair, então pedimos que nos leve até lá, para a vida sem ROSTgmu.

 Mas há um pedido, posso pedir Sergey Alekseevich?

  Por favor, não feche a porta para nós.

 

Finalmente chegou o momento de voltar pra casa e dizer: mãe, pai, nós fizemos isso!"

Leticia foi a oradora da turma - Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação
Leticia foi a oradora da turma - Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.