Sábado, 13 de Agosto de 2022
20°

Nuvens esparsas

Palmas - TO

Eleições 2022 PRÉ-CANDIDATOS

Eleições 2022: Conheça os pré-candidatos ao governo do Tocantins

Período para registro de candidatura deve ser feito até 15 de agosto. O primeiro turno das eleições será no dia 2 de outubro.

15/07/2022 às 08h48
Por: Alessandro Ferreira Fonte: G1 Tocantins / TV Anhanguera
Compartilhe:
Wanderlei Barbosa, Ronaldo Dimas, Paulo Mourão, Osires Damaso, Luciano de Castro, Laurez Moreira – Foto: Montagem / Agência Tocantins
Wanderlei Barbosa, Ronaldo Dimas, Paulo Mourão, Osires Damaso, Luciano de Castro, Laurez Moreira – Foto: Montagem / Agência Tocantins

O prazo para os partidos realizarem convenções e decidirem os seus candidatos para as próximas eleições começa no dia 20 de julho e segue até 5 de agosto. Na corrida pelo Palácio Araguaia alguns nomes já se lançaram como pré-candidatos.

O primeiro turno das eleições será no dia 2 de outubro, mas o período para registro de candidatura vai até 15 de agosto. Confira a lista de quem são os pré-candidatos ao governo do Tocantins, até a última atualização desta reportagem, em ordem alfabética.

Laurez Moreira (PDT)

Laurez da Rocha Moreira tem 65 anos, é formado em direito e tem uma extensa vida política. Ele já foi vereador de Dueré, deputado estadual por três mandatos e eleito deputado federal por duas vezes até renunciar para assumir a prefeitura de Gurupi. Atualmente ele é presidente regional do PDT e pré-candidato ao governo do Tocantins.

Luciano de Castro (DC)

Luciano de Castro Teixeira é médico e profissional do Hospital Geral de Palmas (HGP). Nos últimos anos ele disputou as eleições para os cargos de deputado estadual, prefeito e depois vice-prefeito de Palmas, deputado federal e vereador da capital, mas não foi eleito. Atualmente ele está licenciado do cargo público e é pré-candidato ao governo estadual pelo DC

Osires Damaso (PSC)

Osires Rodrigues Damaso tem 59 anos, o ensino médio completo e é empresário. Durante a vida política ele disputou a prefeitura de Paraíso do Tocantins, mas não foi eleito. Também foi deputado estadual por dois mandatos até ser eleito para a Câmara de Deputados em 2018. Atualmente ele está licenciado do mandato parlamentar e é pré-candidato ao governo pelo PSC

Paulo Mourão (PT)

Paulo Sardinha Mourão tem 66 anos. Ele é formado em Engenharia Agronômica e tem uma longa vida política. Seu primeiro cargo foi como deputado federal constituinte pelo Tocantins, permanecendo por quatro mandatos. Mourão também foi prefeito de Porto Nacional. Atualmente ele é pré-candidato ao governo do Tocantins pelo PT.

Ronaldo Dimas (PL)

Ronaldo Dimas Nogueira Pereira tem 61 anos. É engenheiro civil e empresário. Antes de ingressar na vida política teve atuação no sindicato, federação e confederação da indústria. Ele foi deputado federal e prefeito de Araguaína por dois mandatos. Atualmente ele é pré-candidato ao governo estadual pelo PL.

Wanderlei Barbosa (Republicanos)

Wanderlei Barbosa Castro tem 58 anos e é o atual governador do Tocantins. Ele começou a vida política em Porto Nacional, onde foi eleito vereador. Depois migrou para Palmas, onde foi eleito vereador em 1996 e ficou no cargo se reelegendo até 2010. Também foi deputado estadual por duas vezes até se tornar vice-governador e assumir o governo após renúncia de Mauro Carlesse (AGIR). Wanderlei é pré-candidato à reeleição pelo Republicanos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.