AÇÃO DO EXECUTIVO

Cadastro de usuários e dependentes de drogas possibilitará acolhimento e tratamento no Tocantins

Usuários serão cadastrados pela SSP por meio de ocorrência policial ou de outra fonte de registro oficial

12/08/2019 19h32
Por: Alessandro Ferreira
126
Cadastro de usuários e dependentes de drogas possibilitará acolhimento e tratamento no Tocantins – Foto: Divulgação
Cadastro de usuários e dependentes de drogas possibilitará acolhimento e tratamento no Tocantins – Foto: Divulgação

O governador Mauro Carlesse sancionou a Lei nº 3.528/2019 que cria o Cadastro de Usuários e Dependentes de Drogas no âmbito das Secretarias de Saúde (SES) e Segurança Pública (SSP). O projeto, de autoria da deputada estadual Valderez Castelo Branco, será publicado no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira, 12.

Segundo a lei, os usuários serão cadastrados pela SSP por meio de ocorrência policial ou de outra fonte de registro oficial.

A lei visa verificar se o grau de dependência do usuário revela incapacidade do mesmo de procurar tratamento médico especializado. Se o indivíduo for detido três vezes, a Justiça utilizará todos os meios possíveis, atentando ao devido processo legal.

No cadastro, deverão estar disponíveis: nome do usuário ou dependente; nome da droga de posse; forma pela qual o usuário ou dependente adquiriu a substância; outras informações de caráter reservado, a fim de preservar a intimidade do cadastrado.

O nome do usuário poderá ser excluído na data em que for requerido, acompanhado de laudo médico e informação oficial sobre a não reincidência.

O cadastro não poderá ser utilizado para outros fins que não seja o de propiciar aos órgãos competentes, o conhecimento de usuários que necessitam de apoio do poder público.

A deputada Valderez Castelo Branco destaca que a lei também prevê a construção de uma sociedade tocantinense cada vez mais saudável, por meio do fomento à prevenção da reincidência. “Precisamos garantir tratamento, acolhimento, mas principalmente a reinserção social. Essa é uma das finalidades dessa política sobre a dependência de entorpecentes”, finalizou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Palmas - TO
Atualizado às 09h41
27°
Fumaça Máxima: 40° - Mínima: 21°
28°

Sensação

9 km/h

Vento

66%

Umidade

Fonte: Climatempo
G&H CLEAN – SERVIÇOS DE LIMPEZA
CAMPANHA DIREITOS E DEVERES
Municípios
Últimas notícias
AUTO ESCOLA UNIÃO 300X250
Mais lidas
BANNER MARRONY