ELLEN_BABYEKIDS
SEGURANÇA PÚBLICA

PM e SSP formam primeira turma do Curso de Agente Comunitário de Segurança em Taquaruçu

Os 53 agentes comunitários de segurança formados atuarão no distrito de Taquaruçu, buscando melhorias para a comunidade local

21/08/2019 11h48
Por: Alessandro Ferreira
270
Formatura do 1° Curso de Agente Comunitário de Segurança do distrito de Taquaruçu – Foto: Divulgação/Ascom PMTO.
Formatura do 1° Curso de Agente Comunitário de Segurança do distrito de Taquaruçu – Foto: Divulgação/Ascom PMTO.

Na noite de terça-feira, 20, por volta das 21h, foi realizada a formatura do 1° Curso de Agente Comunitário de Segurança de Taquaruçu, sendo parte do projeto de estruturação do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) daquele distrito, implantado em junho deste ano.  Formaram 53 agentes de segurança, em solenidade realizada na Escola Estadual Duque de Caxias, em Taquaruçu.

O curso foi ofertado pelo Núcleo Estadual de Segurança Pública, em parceria com a coordenação de Polícia Comunitária do 6° Batalhão da Polícia Militar, e capacitou membros da comunidade para atuarem em conjunto com as forças de segurança pública, na identificação e resolução de problemas da comunidade, por meio de soluções elaboradas pelo próprio grupo.

Também concluíram o curso os membros do CONSEG local, passando a adquirir conhecimentos mais amplos, com foco na ação conjunta com a comunidade, buscando melhorias para a coletividade que representam.

Esteve na solenidade o assessor do Núcleo de Polícia Comunitária, no estado, o major Thiago Monteiro Martins, que ressaltou a importância do engajamento de todos: “a comunidade, policiais militares e civis, na busca do bem comum; e a implantação do CONSEG se mostra como uma excelente iniciativa”.

A grade curricular do curso contemplou os seguintes conteúdos: conceitos e fundamentos de polícia comunitária;  funções  constitucionais das polícias; abordagem policial; formas de reconhecer situações de risco; prevenção ao uso das drogas ilícitas; interação entre os agentes de segurança e a comunidade; mobilização social; e redes comunitárias de segurança e CONSEGs.

"O CONSEG é uma ferramenta fundamental na construção das soluções dos desafios da segurança pública na sociedade contemporânea. E sua capacitação possui grande utilidade para a comunidade envolvida", destacou o tenente-coronel João Leyde de Souza, comandante do 6° BPM.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Palmas - TO Notícias de Palmas - TO
G&H CLEAN – SERVIÇOS DE LIMPEZA
CAMPANHA - PRESENÇA DIGITAL AGOSTO
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas