OUTUBRO ROSA - ASSEMBLEIA DO TOCANTINS
REGIÃO NOROESTE

População deseja que a Saúde na região Noroeste receba atenção especial no PPA 2020-2023

Evento ocorreu na cidade de Colinas, na Escola Girassol de Tempo Integral Ernesto Barros

15/09/2019 09h49
Por: Alessandro Ferreira
Fonte: Secom/TO
237
Saúde venceu com 52 votos – Fotos: João Di Pietro/Governo do Tocantins
Saúde venceu com 52 votos – Fotos: João Di Pietro/Governo do Tocantins

Na Consulta Pública sobre os programas e ações prioritárias no processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, a população dos 13 municípios da região Noroeste afirmou o desejo de ver a Saúde recebendo atenção especial nos próximos quatro anos. O evento, realizado pelo Governo do Estado, com a coordenação da Secretaria da Fazenda e Planejamento, ocorreu na cidade de Colinas do Tocantins, na Escola Girassol de Tempo Integral Ernesto Barros.

Qualificar a rede pública hospitalar nos serviços de urgência e emergência com ampliação da oferta de leitos de UTI, UTI Neonatal, reabilitação, integrando assistência hospitalar com uma política de tratamento em domicílio articulada com a atenção básica por meio de eficiente regulação foi apontada como a ação mais relevante em votação  realizada após argumentações sobre o que é importante e necessário ao desenvolvimento socioeconômico da região.

Ao elencar programas e ações dentro dos seis eixos temáticos do Governo para o período de 2020/2023, as prioridades definidas foram as seguintes:

  • Segurança, Assistência Social e Direitos Humanos - Assegurar o repasse financeiro para a oferta dos serviços e benefícios na proteção básica e especial.
  • Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação - Valorizar os profissionais da educação.
  • Estrutura Produtiva e Sustentabilidade Ambiental - Fortalecer a gestão da política estadual de educação ambiental, ampliando a rede de assistência técnica a agricultura familiar com técnicas sustentáveis e de baixo impacto ambiental.
  • Gestão Pública, Participação Social e Diálogo Federativo - Apoiar os municípios na regularização fundiária urbana e rural.
  • Infraestrutura, Desenvolvimento Regional e Redes de Cidades - Ampliar o investimento e estabelecer parcerias com os municípios para a manutenção de estradas vicinais.

Participaram das atividades em Colinas do Tocantins representantes de Arapoema, Bandeirante, Bernardo Sayão, Brasilândia do Tocantins, Colinas do Tocantins, Couto de Magalhães, Itapiratins, Itaporã do Tocantins, Juarina, Palmeirante, Pau D’Arco, Presidente Kennedy e Tupiratins.

Os participantes definiram uma prioridade em cada eixo e, posteriormente, escolheram a mais urgente, a chamada prioridade das prioridades. Todas as ações, depois de passarem por avaliações de viabilidades técnicas e financeiras poderão integrar o PPA, que é o documento que prevê como o Governo irá investir o dinheiro público nos próximos quatro anos.

Ações foram discutidas antes da votação final – Fotos: João Di Pietro/Governo do Tocantins
Ações foram discutidas antes da votação final  – Fotos: João Di Pietro/Governo do Tocantins

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Palmas - TO
Atualizado às 22h51
25°
Nuvens esparsas Máxima: 34° - Mínima: 23°
25°

Sensação

6.6 km/h

Vento

83%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
CAMPANHA PRESENÇA DIGITAL - OUTUBRO
BANNER AVECOM