Promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a 2ª edição da Jornada Aeroespacial do Tocantins (Jato) encerrou nessa quarta-feira, 29. A cerimônia de premiação para os estudantes campeões ocorreu no Colégio Militar do Tocantins Senador Antônio Luiz Maia, em Palmas.
A grande vencedora foi a equipe Jads, do Centro de Ensino Médio Darcy Marinho, de Tocantinópolis, que alcançou 299 metros de distância com o lançamento do foguete.
Na cerimônia de encerramento, o secretário-executivo da Educação, Edinho Fernandes, fez a entrega dos troféus e certificados para os vencedores e os participantes, e incentivou os alunos a continuarem se dedicando. “No ano que vem, eu quero ver os campeões competindo em âmbito nacional, lá no Rio de Janeiro, podem contar com a Seduc para isso. A educação pode nos levar longe, estudem”, completou.
O professor de Física, Jonas Gomes, relatou que, na última edição da Jato, a equipe do colégio ficou em segundo lugar na colocação geral, o que acabou motivando muitos alunos a participarem neste ano. “É uma emoção enorme ganhar o primeiro lugar no Estado. Viemos com a expectativa apenas de competir, mas ganhar é sempre bom, tanto para mim, como professor, quanto para os estudantes. Acredito que esse feito vai abrir muitas portas”, relatou o professor.
O aluno Diego Marques compartilhou que a equipe teve algumas dificuldades na hora de desenvolver o projeto, que dividia o tempo entre os estudos para os vestibulares, mas a determinação e o trabalho em equipe fizeram com que conquistassem a maior pontuação. “Tivemos pouco tempo para nos preparar para o lançamento dos foguetes, pois estávamos focados no vestibular e no Enem, mas a cada experimento ficávamos motivados a fazer melhor”, explicou.
Para o estudante Adryan Pinheiro, a vitória é uma motivação para buscar resultados ainda melhores no ano que vem. “Agora, temos um ano para o próximo evento, já vamos começar a nos preparar, fazer teste todo dia, para bater nossa meta novamente”.
O aluno Adriano Sousa conta que está muito orgulhoso dos resultados, pois é fruto da sincronia e do trabalho. “Estamos muito felizes com o prêmio, só de vir para cá já era uma vitória, nem acreditávamos no resultado, porque não colocamos muita expectativa, mas nos dedicamos muito, realizamos vários testes, até que no final tudo deu certo”.
Jato
A 2ª edição da Jornada Aeroespacial do Tocantins reuniu 102 estudantes do ensino médio e 32 professores de unidades escolares de 12 Superintendências Regionais de Educação (SREs).
A Jato é voltada para estudantes do ensino médio, com o intuito de aprofundar os conhecimentos técnicos dos componentes curriculares de ciências, física e biologia, despertando o protagonismo e a troca de experiências entre os estudantes.
Premiados
1° lugar – Equipe Jads, do Centro de Ensino Médio Darcy Marinho, de Tocantinópolis, foguete com alcance de 299 metros de distância.
2° lugar – Equipe Abner Evolution, do Colégio Estadual Dr. Abner Araujo Pacini, de Almas, foguete com alcance de 275,70 metros de distância.
3° lugar – Equipe Tesla, do Colégio Estadual Professor José Carneiro de Brito, de Tocantinópolis, foguete com alcance de 247,40 metros de distância.
Mín. 25° Máx. 39°