O lançamento do livroStella Sem Medo, da escritora e artesã Stella Galvão, ocorreu na noite desse sábado, 17, no salão nobre da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Fátima, região central do Estado. A obra literária foi um dos projetos contemplados com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022), em edital lançado pelo município. Estiveram presentes o secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro; o prefeito da cidade, José Antônio Andrade; a primeira-dama, Joilma Andrade; o padre Diogo Alves; o secretário municipal de educação, Gerberson Cleiton; entre outras autoridades locais, além de leitores, amigos e familiares da escritora, presencial e virtualmente.
O trabalho foi escrito em formato biográfico, como um livro de memórias e conta a história da mineira filha de nordestinos, que é uma das pioneiras do estado do Tocantins, e se dedica ao artesanato em capim-dourado há duas décadas. Durante o lançamento, a escritora prestou uma homenagem às pessoas que fizeram parte de sua trajetória e a ajudaram a reconstruir sua vida como moradora do município, ressaltando o papel de cada uma em sua história, que originou a obra literária, um sonho que guardava há muito tempo.
“Agradeço imensamente pela presença de todos. Isso me fortalece para continuar a publicar os meus livros. Fiquei muito honrada com a presença do secretário Tião Pinheiro, que prestigiou o lançamento”, afirmou a Stella, que demonstrou animação para participar com novos projetos em outras leis de incentivo à cultura.
Presente na cerimônia, o prefeito do município de Fátima, José Antônio Andrade, reforçou a importância da Lei Paulo Gustavo (LPG) para o fomento do setor não apenas de sua cidade, mas de todo o Estado e do país. “Eu parabenizo o Governo Federal, o Governo do Tocantins, juntamente aos secretariados, a nossa equipe da prefeitura e agradeço a todos pelo trabalho. Torço que venham ainda mais recursos para que a gente possa contemplar mais pessoas, e fico muito feliz por ver a Stella, agente cultural do município, realizando um sonho”, afirmou.
O secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro, também reforçou o papel fundamental da Lei Paulo Gustavo para o fortalecimento da cultura tocantinense, estado onde 137 municípios aderiram à lei, o que demonstra o desejo da comunidade artística local e dos gestores culturais em fomentar ainda mais o setor, estimulando a produção de obras que vão desde a literatura, como é o caso do livro lançado pela escritora, as produções audiovisuais, teatrais e de outras linguagens artísticas.
Ele reiterou a importância do momento cultural vivido pelo País com a recriação do Ministério da Cultura pelo presidente Lula e colocando à frente a artista Margareth Menezes e o compromisso do governador Wanderlei Barbosa com o setor ao recriar a Secult para fomentar ainda mais as nossas manifestações culturais. “A equipe da Secult [Secretaria da Cultura] está trabalhando firmemente para estruturar a pasta e implantar políticas públicas culturais perenes, como é o desejo também do nosso governador Wanderlei Barbosa e, claro dos nossos fazedores de cultura”.
“Fiquei impressionado com a história de Stella e o seu livro, produzido com recursos oriundos da lei, a partir de um edital lançado pelo município de Fátima. Essa loucura sadia de enfrentar todos os medos, presente na história, é estimulante. Fazia muito tempo que não lia um trabalho assim e foi a coisa mais emocionante que li recentemente. São histórias de verdade, de determinação, de amor, de persistência e de fé. A gente parabeniza, deseja sucesso em sua trajetória e mais um pouco de histórias de gente”, destacou o secretário, que aproveitou a oportunidade para prestar uma homenagem à fazedora de cultura e sua trajetória como pioneira do Estado, com um poema escrito por ele com o títuloStella Coragem Galvão.
Mín. 27° Máx. 43°