Parceiro no Programa Lixão Zero na área piloto do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável (CIDS) do Vale do Rio Manoel Alves, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da Diretoria de Gestão e Regularização Ambiental (DGRA), participou nesta quinta-feira, 29, em Rio da Conceição/TO, da 5ª Reunião do Grupo de Trabalho (GT) para dar continuidade aos processos de implementação do aterro sanitário que deve atender municípios da região Sudeste do Tocantins integrantes do consórcio.
O Lixão Zero é um programa desenvolvido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para a eliminação dos lixões no Estado, e deve atender à demanda de destinação de resíduos sólidos nos municípios de Almas, Dianópolis, Novo Jardim, Porto Alegre, Taipas do Tocantins, Chapada da Natividade e Rio da Conceição.
Além do Naturatins, são parceiros do Programa o Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a empresa Aura Minerals que trabalham em conjunto com as prefeituras dos municípios envolvidos.
Responsável pelo licenciamento ambiental do aterro sanitário, o Naturatins foi representado pela supervisora de Licenciamento Ambiental, Fabiana Carvalho, e pela analista Kammylla Oliveira.
A supervisora Fabiana Carvalho destacou a importância dessa gestão integrada empenhada na busca por soluções ambientalmente responsáveis nas questões relacionadas à destinação adequada dos resíduos sólidos. “O CIDS do Vale do Rio Manoel Alves representa um passo significativo na gestão de resíduos sólidos do Estado. Com o apoio do Naturatins e o comprometimento de todos os envolvidos, estamos construindo um futuro mais limpo e sustentável para nosso Estado”, frisou.
Mín. 21° Máx. 31°