Dando continuidade nas ações de combate a criminalidade e a evasão carcerária, policiais militares da Ronda Ostensiva Tática Metropolitana – ROTAM do Batalhão de Choque da PMTO, realizava patrulhamento tático especializado na região norte de Palmas, após produção de conhecimento da Agência Local de Inteligência – ALI do 1º BPM, de que um indivíduo com mandado de prisão em aberto estaria trafegando na região das Arnos em um veículo de cor branca.
De posse das informações e das características do veículo, a equipe o Batalhão de Choque seguiu em patrulhamento nas proximidades do Hemocentro da capital, momentos que avistou um veículo com as mesmas do informado na produção de conhecimento da ALI do 1º BPM, diante das evidências, foi dada voz de parada a mulher que estava dirigindo o veículo, porém, a mesma ignorou a ordem de parada e seguiu em fuga.
De acordo com informações apuradas no local pela reportagem da Agência Tocantins, a ocorrência foi registrada na tarde desta segunda-feira, 1º, na Avenida NS-05, entre as quadras Arno 71 e 61, na região norte da Capital.
De acordo com informações apuradas no local pela reportagem da Agência Tocantins, após a condutora do veículo ignorar as ordens de parada, os militares da Rotam realizaram o acompanhamento tático com sinais sonoros e luminosos, por cerca de 3 km.
Sendo possível realizar a abordagem após a equipe fazer um disparo de arma de fogo em um dos pneus do carro. Em ato contínuo, o indivíduo que seguia no banco do passageiro desceu do carro com uma arma de fogo do tipo revólver em uma das mãos e uma sacola na outra. Durante a fuga, o criminoso jogou a arma de fogo próximo a uma moita de bambu e a sacola com cerca de 2 kg de substância análoga à maconha ele jogou em cima do telhado de uma residência na Quadra Arno 61.
Os militares deram ordem de parada ao mesmo, porém, o suspeito apontou a arma em direção aos militares, momentos que o indivíduo foi baleado em uma das pernas. No local, ele foi identificado como Thiago Costa Resplandes, 27. Contra o mesmo, foi encontrado um mandado de prisão em aberto com processo transitado em julgado com sentença condenatória de 26 anos, 10 meses e cinco dias de prisão pelos crimes de roubo e tráfico de drogas.
Diante da situação, devido Thiago ter sido baleado, foi solicitado apoio da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, e o criminoso foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento – UPA da região norte, onde recebeu atendimento médico e após receber alta médica, foi levado para a 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil – 1ª CAPC, onde foi apresentado à autoridade policial.
Na delegacia, após ser ouvido pelo delegado de plantão, Thiago Costa Resplandes foi autuado em flagrante pelos crimes de trafico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Ainda na delegacia, o delegado deu cumprimento ao mandado de prisão.
Após a realização dos procedimentos cabíveis em lei, Thiago Costa Resplandes foi colocado à disposição do poder judiciário na carceragem da Unidade Penal Regional de Palmas – UPRP.
Carro apreendido
O veículo usado pelo casal foi apreendido e levado juntamente com a mulher que se apresentou como namorada de Thiago Costa. Segundo informações apuradas pela reportagem, o veículo ficou apreendido por estar sendo usado para o transporte de substância entorpecente.
Perícia da Polícia Técnica Científica
O local foi periciado e a arma de fogo usada pelo criminoso foi apreendida. Na delegacia, foi apresentada cerca de 2 kg de substância análoga à maconha.
Mín. 25° Máx. 39°