Uma câmera de monitoramento instalada em uma empresa localizada às margens da rodovia BR-010, no perímetro urbano de Palmas, registrou o exato momento em que uma caminhonete em alta velocidade atinge a traseira de um carro de passeio. O acidente foi registrado na tarde do último sábado, 27.
Com o impacto da batida, o veículo do empresário Elismar Caetano Moreira pegou fogo, ele ficou preso às ferragens e morreu carbonizado.
O vídeo mostra o exato momento em que o veículo do empresário (carro branco) reduz a velocidade para passar por uma lombada. Momentos que uma caminhonete preta surge atrás em alta velocidade e atinge o carro com violência. Ainda nas imagens é possível ver que o veículo do empresário já tinha passado pelo quebra-molas quando foi atingido. (Assista ao vídeo no final da reportagem)
Leia também:
Durante a realização dos procedimentos periciais, no dia do acidente, o perito criminal da Polícia Técnica Científica, Osvaldo Júnior explicou em entrevista a reportagem da Agência Tocantins que as investigações iniciais apontam que a caminhonete estaria em alta velocidade. "A princípio a velocidade do veículo dois [caminhonete] estava maior do que a do veículo um e colidiu na traseira, nas proximidades da lombada e houve o que aconteceu", disse.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil através da Delegacia de Repressão a Crimes de Trânsito – DRCT de Palmas.
VÍDEO NO INTAGRAM
Ver essa foto no Instagram
Questionado sobre a instalação das ondulações transversais (lombadas), o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes - DNIT informou que foi realizado um estudo de viabilidade técnica e com isso foi feita a instalação dos quebra-molas, além do trecho está devidamente sinalizado, com sinalização horizontal e vertical. (Leia abaixo a íntegra da nota)
O que diz o DNIT
O DNIT informa que o trecho está devidamente sinalizado, com sinalização horizontal e vertical. Ao todo, antes de cada ondulação, foram instaladas, em cada sentido, sete placas de sinalização regulamentadas conforme o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito – Volume I – Sinalização Vertical de Regulamentação do CONTRAN e Volume II – Sinalização Vertical de Advertência do CONTRAN, a saber:
1 – Velocidade Máxima Permitida 70 km/h;
2 – Sinalização de Advertência de ondulações;
3 – Sinalização de Advertência de ondulações a 300 m;
4 – Velocidade Máxima Permitida 60 km/h;
5 - Sinalização de Advertência de ondulações a 150 m;
6 - Velocidade Máxima Permitida 30 km/h;
7 – Sinalização de Advertência de Indicação da ondulação.
A instalação da ondulação no local foi realizada após estudo de viabilidade técnica onde se concluiu pela implantação de ondulação transversal no km 464,09 da BR-010/TO, que atende às diretrizes do Manual Brasileiro de Trânsito.