O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realizou nesta quarta-feira, 28, OrientaçãoTécnica sobre a operacionalização dos serviços da Proteção Social Básica, que são ofertados nos Centros de Referências de Assistência Social (Cras) de Palmas. O evento ocorreu no Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, na Capital, com a condução das técnicas de referência da Setas/TO, e voltado para os servidores lotados em um dos sete Cras de Palmas.
A técnica de referência da Proteção Social Básica daSetas,Sueli Abreu, destacou que a proposta foi acolher os novos servidores aprovados no concurso do município, bem como alinhar com os servidores mais antigos, que já atuam e trazem sua experiência sobre a política e a operacionalização dos serviços da Proteção Social Básica. Sueli pontuou, aos servidores municipais, que a atribuição da Setas é de apoiar e orientar; e não de fiscalizar. “Quando identificamos alguma ação que não está dentro dos parâmetros, nosso papel e orientar e apoiar o município na regularização, para que o Cras possa executar os serviços aos usuários da forma mais adequada e com a melhor qualidade possível”, destacou.
Dentre aprovados no último concurso do município e aqueles que já atuam nos Cras, cerca de 30 servidores municipais participaram da Orientação.
A assistente social e técnica da Diretoria de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Políticas Públicas e Igualdade Racial do município de Palmas, Jaqueline Garcias, frisou que a ação buscou unir as coordenadoras e os servidores antigos para recepcionar e acolher os novos servidores, para fazer um alinhamento e dar a eles mais segurança para a execução dos serviços de atenção básica.
A servidora Lohany Burjack Guimarães Bulhões, aprovada no último concurso do município, está lotada como assistente social no Cras Karajá II de Santa Bárbara, no município de Palmas. Lohany atuava anteriormente na Setas como secretária-executiva da Comissão Intergestora Bipatite do Tocantins (CIB/TO) e ressaltou que já tinha noção dos serviços, enquanto política. Além disso, afirmou que ir para a execução dos serviços é bastante diferente, mas que a experiência de 12 anos na Setas tem auxiliado bastante. “É muito gratificante poder continuar na política de assistência social, contribuindo para melhorar a vida das pessoas que mais necessitam”, enfatiza.
Cras
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. Também são ofertados o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
São atendidos famílias e indivíduos em situação de grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
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