O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), realizará no dia 30 de outubro, a partir das 8h30, no auditório do Sebrae, em Palmas, o 1ºSeminário do Livro, Leitura e Escrita do Tocantins. A entrada é gratuita e os interessados em participar podem se inscrever por meio doformulário on-line.
O evento reunirá profissionais da área da cultura e da educação, além de escritores, bibliotecários e o público em geral para debaterem sobre o papel do estado e dos municípios no fomento de políticas públicas que garantam o direito ao livro, à leitura, à escrita e às bibliotecas.
A programação incluirá mesas de discussão no período da manhã e da tarde, e contará com a presença do diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (MinC), Jéferson Assumção; do secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro; de representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Academia Tocantinense de Letras e outras instituições e entidades ligadas ao setor.
O seminário oferecerá três momentos de debate focados em políticas de leitura e escrita. O primeiro, intituladoPolítica Nacional do Livro, Leitura e Escrita e o papel dos estados e municípios, abordará as políticas de leitura em níveis nacional e estadual, além dos desafios no Tocantins. A segunda mesa promoverá a troca de ideias sobre a formação de mediadores e leitores, com destaque na bibliodiversidade no estado. O encerramento será marcado pelo temaAliança pelas Bibliotecas Públicas e Comunitárias do Tocantins, com foco na reestruturação e adesão ao Sistema Nacional de Bibliotecas e no fortalecimento das bibliotecas públicas e comunitárias no Tocantins.
O secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro, ressalta que esses diálogos são importantes para a construção de iniciativas que promovam e intensifiquem a cultura letrada no Tocantins. "São em encontros como este que surgem ideias que podem transformar a nossa cultura. Nosso objetivo é fortalecer as bibliotecas públicas, garantir o acesso ao livro e incentivar a leitura em todas as regiões do estado. O trabalho conjunto entre o governo, educadores, escritores e bibliotecários é um importante caminho para consolidarmos políticas públicas que façam a diferença na vida dos tocantinenses", enfatizou o secretário.
“O seminário marca o início da reestruturação de políticas voltadas para o fortalecimento do setor. Neste encontro, estaremos dialogando também sobre o sistema estadual de bibliotecas públicas e o papel do estado e municípios nesse processo”, pontuou o superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Antônio Miranda.
Mín. 21° Máx. 35°