O Geopalmas está passando por uma completa restruturação, deixando de ser apenas uma plataforma para se tornar um robusto Sistema de Informação Territorial e Urbanística, que promete inserir o município de Palmas na vanguarda dos processos de produção, gestão, disponibilização e democratização da informação territorial. Além de ser um avanço tecnológico, a ferramenta também representa um compromisso com a construção de uma cidade mais organizada, transparente e voltada para o bem-estar de seus cidadãos, segundo informou a diretora de Monitoramento do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), Mônica Rodrigues da Silva Medeiros.
A presidente do Impup, Germana Pires Coriolano, explicou que o Geopalmas é um projeto inovador, que tem o objetivo de modernizar a gestão com informações geográficas e cadastrais, promovendo avanços significativos na administração pública. “O projeto foi estruturado em duas etapas. A primeira consiste na elaboração da cartografia básica de referência, enquanto a segunda se concentra na atualização e modernização do Cadastro Urbano Municipal e produção de um Geoportal. Esta atualização é fundamental e proporcionará uma base de dados precisa e atualizada, essencial para tomada de decisões estratégicas, que impactam a qualidade de vida da população”, comentou Germana.
Os benefícios a serem alcançados pelo Geopalmas incluem o aprimoramento na gestão urbana; dinamização da oferta de serviços; transparência e democratização da informação. A estruturação da cartografia básica de referência de Palmas já está sendo executada, e deverá entregar os seguintes produtos: Rede de Referência Cartográfica Municipal, incluindo a implantação de 50 marcos geodésicos, dos quais cinco serão homologados pelo IBGE; levantamento aerofotogramétrico e perfilamento a laser; restituição estereofotogramétrica digital; geração de um conjunto de dados geoespaciais vetoriais; geração do Modelo Digital de Superfície; geração do Modelo Digital do Terreno; geração de ortoimagens digitais; e mapeamento móvel.
Vale ainda dizer que a atualização da base cartográfica cadastral é uma fase importante e indispensável para a consolidação do GeoPalmas, pois subsidiará tanto a atualização do Cadastro Territorial Multifinalitário, como a implementação do Sistema de Informação Territorial e Urbanística de Palmas e Geoportal, previstos para a segunda etapa do projeto.
Texto: Georgethe Pinheiro
Edição: Secom Palmas
Mín. 24° Máx. 35°