Na manhã deste domingo (8), policiais militares do Batalhão de Choque (BPCHOQUE) da Polícia Militar do Tocantins efetuaram a prisão de João Francisco de Morais, conhecido como “Tuntum”, considerado um criminoso de altíssima periculosidade. De acordo com informações apuradas no local pela reportagem da Agência Tocantins, "Tuntum" foi localizado na frente de um conjunto de kitnets no setor Jardim Taquari, região sul de Palmas.
O indivíduo foi preso em cumprimento a dois mandados de prisão expedidos pela Vara de Execuções Penais de Gurupi, com sentença condenatória superior a 40 anos de prisão.
Segundo informações, os militares do Batalhão de Choque realizavam patrulhamento tático especializado no Jardim Taquari quando receberam a denúncia de que um indivíduo com dois mandados de prisão em aberto estaria nas proximidades de um conjunto de kitnets. De posse das informações e características do suspeito, os policiais intensificaram o patrulhamento na região com o objetivo de localizá-lo.
Durante o patrulhamento, os militares avistaram o suspeito próximo ao conjunto de kitnets localizado na Rua LO-13, quadra T-22. Ao perceber a presença da viatura policial, ele tentou fugir, correndo para o interior de um imóvel. Em ato contínuo, os militares desembarcaram da viatura e iniciaram o acompanhamento tático, localizando o suspeito escondido dentro do banheiro de uma das kitnets. No momento da abordagem, ele quebrou o celular que portava, na tentativa de eliminar provas de possíveis ações criminosas na região.
Após a abordagem, foi realizada uma consulta no sistema de justiça, que confirmou a identidade do suspeito como João Francisco de Morais, de 34 anos. Contra ele havia uma ação penal transitada em julgado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), resultando em uma condenação de 40 anos e 3 meses de reclusão em regime fechado pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, roubo e tráfico de drogas.
Além da sentença, João Francisco é apontado pelas forças de segurança pública como uma das lideranças de uma organização criminosa de renome nacional que opera no Tocantins, onde exerce a função de “disciplina”. Ele já vinha sendo monitorado pelas autoridades.
A ocorrência que resultou na localização e captura do criminoso contou com apoio de policiais militares do 6º BPM comandados pelo Tenente-Coronel Dennys Dalla.
No imóvel onde o suspeito foi localizado, os policiais encontraram porções de crack e cocaína, além de insumos utilizados para o preparo e a comercialização das drogas. João Francisco foi preso em flagrante pelos novos crimes e conduzido à 2ª Central de Atendimento da Polícia Civil (2ª CAPC), onde foi apresentado à autoridade policial juntamente com os objetos ilícitos.
Na delegacia, além do cumprimento aos mandados de prisão, João Francisco de Morais, vulgo “Tuntum” foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.
Ainda na delegacia, após a realização dos procedimentos cabíveis em lei, o criminoso foi recolhido na carceragem da Unidade Penal Regional de Palmas (UPRP) ficando à disposição do poder judiciário e do Ministério Público (MP).
(Reportagem: Alessandro Ferreira / Agência Tocantins)