Com estratégias eficientes e investimentos na saúde pública, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), alcançou um marco importante: a realização de mais de 16 mil cirurgias eletivas em 2024. Esse número representa um aumento expressivo de 61,25% em relação à meta inicial de 10 mil procedimentos planejados para o ano.
O paciente Marcos Vinícius Francisco Passarinho, morador de Formoso do Araguaia, foi um dos beneficiados. Ele realizou uma postectomia no dia 26 de novembro no Hospital Regional de Gurupi (HRG) e destacou a agilidade do atendimento. “Foi nota 10! Não demorou nem um mês para eu fazer a cirurgia. Até comentei com a minha esposa que achei muito rápido. Pensei que, por ser pelo SUS [Sistema Único de Saúde], ia demorar mais”, disse ele, surpreso com a eficiência.
Os pacientes atendidos foram retirados do Sistema de Gerenciamento de Fila de Espera de Procedimentos Eletivos (Sigle) e encaminhados a hospitais estaduais, unidades municipais conveniadas e também à rede privada contratada para suprir a demanda.
Wanessa Cristina Gomes Ferreira, moradora do povoado de Jacilândia, em Araguanã, também teve sua necessidade atendida com rapidez. Ela passou por uma laqueadura em novembro no Hospital Regional de Xambioá. “Solicitaram minha cirurgia em outubro e, no dia 16 de novembro, já estava operada. Graças a Deus, foi muito rápido. O atendimento foi excelente, todos no hospital foram atenciosos e cuidadosos”, contou.
Avanços na Saúde Pública
O governador Wanderlei Barbosa destacou o compromisso da gestão com a saúde pública e a valorização dos profissionais que atendem pelo SUS. “A população pode ficar tranquila, pois seguimos firmes no propósito de melhorar a qualidade de vida dos tocantinenses. Estamos investindo em estrutura, pessoal e eficiência para garantir um atendimento digno”, afirmou.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, ressaltou que as cirurgias eletivas continuam sendo realizadas regularmente em todo o Tocantins. “Não houve qualquer interrupção nos atendimentos. Nossas equipes têm trabalhado intensamente, seguindo a determinação do governador Wanderlei Barbosa, para atender a população com rapidez e qualidade. Só nos últimos 15 dias, conseguimos retirar quase 400 pacientes da fila de espera”, destacou.
Resultados expressivos
Desde o início da atual gestão, em outubro de 2021, o Governo do Tocantins já realizou 46.298 cirurgias eletivas, um aumento de 147% em comparação ao período de 2016 a 2020, quando foram feitos 18.693 procedimentos.
Os avanços são reflexo de um trabalho contínuo e comprometido, que vem transformando o acesso à saúde e impactando positivamente a vida de milhares de tocantinenses.