Dando continuidade às ações de combate à criminalidade e ao tráfico de drogas, durante o desdobramento da “Operação Lady’s Fall”, deflagrada nas primeiras horas da manhã, visando desarticular uma célula da facção paulista responsável por distribuir drogas em todo o Estado, foi localizada e presa a mulher identificada como Lúcia Gabriela Rodrigues Bandeira, 25 anos, mais conhecida como “Dama do Crime”.
De acordo com informações apuradas pela reportagem da Agência Tocantins, Lúcia Gabriela foi presa na tarde desta terça-feira, 10, em Paraíso do Tocantins, durante o cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJTO).
O companheiro dela, identificado como Eduardo Oliveira, de 24 anos, também foi preso. Com eles, foram apreendidos uma pistola calibre 9mm com numeração raspada, munições, porções de drogas e dinheiro em espécie. Eles foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e tráfico de drogas.
Em julho deste ano, Lúcia Gabriela Rodrigues Bandeira foi presa durante uma ação da Polícia Civil, realizada pela 1ª Denarc de Palmas. Na ocasião, foi apreendido com ela um carregamento de substâncias entorpecentes avaliado em mais de R$ 400 mil, porém, foi solta no dia seguinte por determinação da Juíza Renata do Nascimento e Silva, da 1ª Vara Criminal de Paraíso do Tocantins.
Leia também:
Ainda segundo informações apuradas pela reportagem, o casal foi preso nas proximidades da entrada da cidade de Paraíso do Tocantins, quando retornava de Palmas. No momento da abordagem, eles ainda tentaram empreender fuga, mas sem êxito.
“Ao perceber a movimentação policial, eles fugiram para Palmas, mas nossas equipes fizeram o monitoramento do casal, interceptando-o na entrada da cidade, quando retornavam para Paraíso”, informou o delegado titular da 6ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (6ª DEIC - Paraíso do Tocantins), Antônio Onofre Oliveira da Silva Filho, responsável pelas investigações.
Saldo da Operação
Ao todo, 12 pessoas foram presas em cumprimento a mandados de prisão, e mais 15 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Paraíso do Tocantins, Palmas, Divinópolis do Tocantins, Porto Nacional, Araguaína e Xambioá.
Conforme apurado durante as investigações realizadas pela 6ª DEIC, Lúcia Gabriela Rodrigues Bandeira está à frente de um setor da facção criminosa paulista responsável pelo gerenciamento dos pontos de venda de entorpecentes.
“Ela reside em Paraíso e, daqui, gerencia esse setor, que é responsável pela distribuição de drogas dessa organização criminosa em todo o Tocantins. Compete a essa mulher gerenciar as bocas de fumo, também conhecidas por lojinhas, que são abastecidas pela organização”, informou o delegado.
A organização aluga casas que funcionam como depósitos de entorpecentes. “Nesses depósitos, a facção criminosa instala câmeras para que terceiros não tenham acesso às drogas, apenas ela, o que reforça ainda mais a responsabilidade e o cargo de destaque que ela tem na facção”, destacou o delegado.
Os presos são investigados pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Após serem ouvidos, todos os presos foram encaminhados para a custódia do Sistema Penal do Estado, estando à disposição do Poder Judiciário.
Além da 6ª DEIC, a Operação Lady’s Fall contou com o apoio de policiais civis que atuam nas seguintes unidades: Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO); Divisões Especializadas de Repressão a Narcóticos (DENARCs Palmas e Araguaína); Divisões Especializadas de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP - Palmas e Araguaína); DEICs Palmas, Araguaína e Porto Nacional; Delegacia de Polícia de Divinópolis (55ª DP), Paraíso (63ª DP) e Porto Nacional (70ª DP); 9ª Central de Atendimento da Polícia Civil de Paraíso; e Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE).
(Reportagem: Alessandro Ferreira / Agência Tocantins)