Quinta, 20 de setembro de 2018
63 98500 8112
Estado

05/09/2018 às 15h13 - atualizada em 05/09/2018 às 15h59

1.084

Redacao

Palmas / TO

Soberania & Cidadania
Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade ativamente, no que diz respeito à cidadania, igualdade de oportunidade, crescimento e evolução social para melhorar suas vidas e a de outras pessoas.
Soberania & Cidadania
Wemerson Alves da Silva Lima, Brasileiro, solteiro, Jornalista MTB 73156/SP, Acadêmico de Direito OAB/SP 210.128, Relações Internacionais em Coimbra-PT, com residência na Av. 9 de Julho, 707 –Consolação CEP 01313-000- São Paulo.

É amplo é claro em nossa Carta Magna, no seu artigo 1º, parágrafo único, que "todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta constituição". Com isso, quem detém o poder é o povo, porém, via de regra esse poder é exercido por seus representantes eleitos através do voto. Contudo, há, ainda, o exercício direto do poder pelo povo, chamado de democracia direta, do povo para o povo com o povo.


Assim sendo se concretiza a soberania popular, que é exercida por sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, de acordo com o art. 1º da Lei nº. 9.709 /1998, bem como das normas constitucionais pertinentes, mediante: plebiscito, referendo e iniciativa popular.


Por fim, cumpre ressaltar que a lei acima mencionada, regulamentou o art. 14, I, II e III da CF/88 .


O conceito de democracia surgiu na Grécia antiga e significa o poder deve emanar do cidadão, ou seja, é um tipo de governo que nasce do povo e tem como objetivo atender aos interesses do povo. Outro elemento fundamental do regime democrático é a liberdade de ir e vir, a liberdade de expressão e a liberdade de organização.


Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade ativamente, no que diz respeito à cidadania, igualdade de oportunidade, crescimento e evolução social para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam ser solidário, ser humano, ter hombridade e amor.


A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação. A cidadania deveria ser material é conteúdo a ser ensinado diariamente nas escolas públicas e rede de ensinos alternativos, a mesma consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer as palavras de ordem essencial obrigada, obrigado, desculpa, por favor, por gentileza, isso também é cidadania senão o maior papel do cidadão.


Nós podemos exercer a cidadania todas as horas e instantes, convidamos todos a exercer a cidadania.


 


Veja mais notícias da região no Agência Tocantins

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Dignidade & cidadania

Dignidade & cidadania

Blog/coluna Wemerson Alves da S. Lima 29, Filho de ARAGUATINS Norte do Estado do Tocantins,
Protagonista e defensor ostensivo dos Direitos e das Garantias Sociais e Fundamentais.
Formação :

Jornalista DRT/SP
MTB 73156/SP

Gestão de Recursos Humanos - Relações públicas- UNISA 2009

Direito - Universidade Brasil - Faculdade de Direito de São Paulo - cursando 9 semestre
OAB/SP -210.128E

Relações Internacionais - Coimbra Portugal -trancado 2018

RAPIDINHAS
Postada em 06/08/2018 ás 07h33

Tocantins estado para onde muitas pessoas vieram na década dos anos 90, atrás de conseguir realizar seus sonhos e conseguir a tão sonhada casa própria e mudar de vida, em meio a um cerrado ainda sendo desbravado por nortistas, sulistas, nordestinos, pessoas vindas de todas as regiões do país, para uma terra que antes era conhecida como o corredor da miséria, pelos então moradores da região sul do Estado de Goiás.[

Terra essa, que durante alguns anos fora comandada por verdadeiros coronéis, que interromperam as realizações dos sonhos de diversos pioneiros que aqui acreditaram, é nesse pleito querem retornar ao poder no intuito de alimentar as suas ganâncias e realizar seus desejos individuais, estarão indo às ruas, batendo de porta em porta, na televisão, nos rádios e nas redes sociais para mais uma vez enganarem os sofridos pioneiros que no passado acreditara em suas promessas, que até hoje nunca ser responsabilizaram em cumprir e realmente trabalhar em prol de todos.

Postada em 03/08/2018 ás 12h19

Tudo está muito louco. Pré candidato que lutava contra a "velha política" e xingava os políticos tradicionais uniu-se a eles em nome de um projeto de poder.  O que também e pré-candidato o Juiz que criou a lei da ficha limpa para barrar políticos envolvidos em corrupção de participar do processo eleitoral se alia a esses políticos que ele tentou barrar. Vai enternder 

Postada em 31/07/2018 ás 17h35

O Bico do Papagaio é uma região bonita e rica, porém, sem investimento por parte do poder público para explorar suas potencialidades. Até o presente momento nossa região foi tratada apenas como um garimpo de votos, onde se vem extrai os votos e depois é esquecida pelos próximos quatro anos.

Precisamos de um representante que não veja o Bico do Papagaio somente como um lugar para angariar votos, mas que esses votos conseguidos aqui se transformem em benefícios para a Região.

Postada em 31/07/2018 ás 03h38

Conforme o Delegado responsável pelo caso,  o indivíduo é suspeito de ter mantido relações sexuais com a menor, mediante violência imprópria, isto é, após ter embriagado agarota de apenas 12 anos de idade.

Postada em 29/07/2018 ás 21h13

Dois carros bateram de frente na avenida Teotônio Segurado na manhã deste domingo (29). O acidente aconteceu ao lado do estádio Nilton Santos, no trecho onde a avenida tem pista única, próximo à ponte que dá acesso à região sul da capital. Conforme os bombeiros, um homem teve ferimentos mais graves e foi levado para o Hospital Geral de Palmas.

Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados - Agência Tocantins - Contatos: (63) 98500-8112 – Email: [email protected]