CIDADANIA
Soberania & Cidadania
Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade ativamente, no que diz respeito à cidadania, igualdade de oportunidade, crescimento e evolução social para melhorar suas vidas e a de outras pessoas.

05/09/2018 15h13Atualizado há 7 meses
Por: Redação
1.187
Wemerson Alves da Silva Lima, Brasileiro, solteiro, Jornalista MTB 73156/SP, Acadêmico de Direito OAB/SP 210.128, Relações Internacionais em Coimbra-PT, com residência na Av. 9 de Julho, 707 –Consolação CEP 01313-000- São Paulo.
Wemerson Alves da Silva Lima, Brasileiro, solteiro, Jornalista MTB 73156/SP, Acadêmico de Direito OAB/SP 210.128, Relações Internacionais em Coimbra-PT, com residência na Av. 9 de Julho, 707 –Consolação CEP 01313-000- São Paulo.

É amplo é claro em nossa Carta Magna, no seu artigo 1º, parágrafo único, que "todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta constituição". Com isso, quem detém o poder é o povo, porém, via de regra esse poder é exercido por seus representantes eleitos através do voto. Contudo, há, ainda, o exercício direto do poder pelo povo, chamado de democracia direta, do povo para o povo com o povo.

Assim sendo se concretiza a soberania popular, que é exercida por sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, de acordo com o art. 1º da Lei nº. 9.709 /1998, bem como das normas constitucionais pertinentes, mediante: plebiscito, referendo e iniciativa popular.

Por fim, cumpre ressaltar que a lei acima mencionada, regulamentou o art. 14, I, II e III da CF/88 .

O conceito de democracia surgiu na Grécia antiga e significa o poder deve emanar do cidadão, ou seja, é um tipo de governo que nasce do povo e tem como objetivo atender aos interesses do povo. Outro elemento fundamental do regime democrático é a liberdade de ir e vir, a liberdade de expressão e a liberdade de organização.

Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade ativamente, no que diz respeito à cidadania, igualdade de oportunidade, crescimento e evolução social para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam ser solidário, ser humano, ter hombridade e amor.

A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação. A cidadania deveria ser material é conteúdo a ser ensinado diariamente nas escolas públicas e rede de ensinos alternativos, a mesma consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer as palavras de ordem essencial obrigada, obrigado, desculpa, por favor, por gentileza, isso também é cidadania senão o maior papel do cidadão.

Nós podemos exercer a cidadania todas as horas e instantes, convidamos todos a exercer a cidadania.

 

Veja mais notícias da região no Agência Tocantins

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
AugustinópolisAugustinópolis - TO Notícias de Augustinópolis
Palmas - TO
Atualizado às 05h50
24°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 23°
24°

Sensação

7 km/h

Vento

100%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas