O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, anunciou nesta terça-feira, 7, durante reunião virtual com representantes das forças de segurança, a Operação Cidade Blindada, que visa reforçar o combate à criminalidade na capital tocantinense. A ação envolve o aumento do efetivo policial, reestruturação de recursos e integração de diversas corporações para promover maior proteção à população.
Atendendo à determinação do governador, mais de 100 policiais foram remanejados de outros municípios para Palmas, reforçando as ações ostensivas. Entre as medidas previstas estão blitzes, patrulhas rurais, abordagens e operações contra o crime organizado.
Durante a reunião, Wanderlei Barbosa destacou o compromisso do governo em garantir a segurança dos cidadãos.
“Nós não vamos permitir que situações que gerem insegurança tomem conta de Palmas. A Operação Cidade Blindada reflete nosso esforço em enfrentar a criminalidade com eficiência e responsabilidade”, afirmou o governador.
Força-tarefa integrada
A operação conta com o envolvimento de unidades como o 1º e 6º Batalhões da Polícia Militar (BPM), além de equipes especializadas como o Grupamento Aéreo (Graer), Bope, Rotam, Cavalaria, Canil, Giro, Comando de Operações e Divisas (COD) e o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA). Para ampliar a presença policial, foi ativado o Batalhão de Pronto Emprego (Bepe), com efetivo temporariamente instalado na Escola de Gestão Fazendária (Egefaz).
O comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa, enfatizou a mobilização da corporação:
“Estamos intensificando as ações ostensivas para impedir qualquer tentativa de desordem ou violência. Não mediremos esforços para garantir a segurança da capital.”
A Polícia Civil, por meio de seu Departamento de Inteligência, também está integrada às operações. Segundo o secretário executivo da SSP/TO, Reginaldo de Menezes Brito, o trabalho investigativo será crucial:
“Estamos identificando e rastreando criminosos para assegurar prisões efetivas e combater ações que ameacem a segurança pública.”
A operação conta ainda com o apoio da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), que disponibilizará seu sistema de monitoramento para auxiliar na coleta de dados e no trabalho das equipes de inteligência.
Combate às fake news
Uma das preocupações das autoridades é evitar a propagação de notícias falsas, que podem intensificar a sensação de insegurança. Informações veiculadas sobre supostos ataques ao transporte público foram desmentidas pelo coronel Márcio Antônio Barbosa.
“Identificamos que se tratam de fake news. Ainda assim, estamos acompanhando as garagens e os pontos de ônibus para assegurar a tranquilidade da população”, concluiu o comandante.
Com o início imediato das ações, a Operação Cidade Blindada representa um esforço conjunto das forças de segurança do Estado e do município para enfrentar a criminalidade e garantir a paz em Palmas.
(Reportagem: Alessandro Ferreira / Agência Tocantins)