Um homem de 24 anos, com extensa ficha criminal, foi preso em flagrante pela Polícia Militar (PM) na manhã desta sexta-feira, 10, após uma denúncia anônima informar que ele estava fazendo apologia ao crime ao pichar na Área Reservada ao Comércio Ambulante (Arca), localizada atrás da Estação Javaé, em Taquaralto, região sul de Palmas.
De acordo com informações apuradas pela reportagem da Agência Tocantins, o indivíduo, identificado como Wesley Saraiva de Sá, foi preso após os militares do 6º BPM serem acionados via Sistema Integrado de Operações Policiais (SIOP), que recebeu a denúncia sobre a ação criminosa.
Ao chegar ao local, os militares da viatura de área do 6º BPM, com o apoio do Comandante do Policiamento da Unidade (CPU), realizaram a abordagem do suspeito. Durante a revista pessoal, foram encontrados com Wesley Saraiva um facão, um canivete e uma lata de tinta spray usada na pichação.
Diante dos fatos, Wesley Saraiva recebeu voz de prisão e foi conduzido à 2ª Central de Atendimento da Polícia Civil (2ª CAPC), onde foi apresentado à autoridade policial junto com os itens apreendidos.
Na delegacia, após ser ouvido pelo delegado plantonista, Dr. Gilberto Silva, Wesley Saraiva de Sá foi autuado em flagrante pelos crimes de pichação e degradação de patrimônio público ou privado (art. 65 da Lei de Crimes Ambientais), apologia de crime ou criminoso (art. 287 do Código Penal) e porte irregular de arma branca (art. 19, § 1º, da Lei de Contravenções Penais). Além disso, foi lavrado contra ele um auto de infração por crime ambiental, realizado pela Polícia Militar Ambiental, com aplicação de multa no valor de R$ 25 mil.
Após os procedimentos legais, o delegado estipulou fiança no valor de um salário mínimo, que não foi paga. Por conta disso, o homem foi recolhido à carceragem da Unidade Penal Regional de Palmas, onde permanece à disposição do Poder Judiciário.
Histórico criminal
Ainda segundo apuração da Agência Tocantins, Wesley Saraiva de Sá possui uma extensa ficha criminal, com passagens pela polícia por crimes como furto, roubo, receptação, violação de domicílio, entre outros.
A operação Cidade Blindada tem como objetivo reforçar a segurança pública e combater ações criminosas em Palmas. A Polícia Militar destaca a importância da colaboração da sociedade, que, por meio de denúncias anônimas, contribui para o sucesso das ações.
(Reportagem: Alessandro Ferreira / Agência Tocantins)