Uma ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar do Paraná resultou na localização e apreensão de um ônibus escolar furtado em 2018. O veículo, que havia sido clonado, foi encontrado em Santa Tereza do Oeste (PR) e apreendido pelo 6º Batalhão da Polícia Militar de Cascavel nesta quinta-feira (13), após informações repassadas pela 104ª Delegacia de Polícia (DP) de Conceição do Tocantins.
De acordo com a delegada Melícia Resende Ganzaroli, o caso chegou à Polícia Civil após a Prefeitura de Conceição do Tocantins registrar um Boletim de Ocorrência informando dificuldades para emplacar dois ônibus escolares adquiridos pelo Governo Federal e repassados ao município. Durante o processo, foi constatado que, em Cascavel, já existiam dois veículos com as mesmas características e sinais identificadores, devidamente emplacados.
Investigação e descoberta do crime
"A Prefeitura de Conceição recebeu esses veículos novos do Governo Federal para destiná-los ao transporte escolar dos alunos do município. No entanto, ao tentar realizar o emplacamento, o Detran-TO informou que não seria possível, pois os ônibus já estavam registrados em Cascavel. Inicialmente, o representante da Prefeitura chegou a suspeitar que estivesse com um veículo irregular e procurou a delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência. Diante da situação, solicitei uma perícia veicular e, ao receber o laudo, veio a surpresa: os ônibus em Conceição eram os originais, com todos os sinais identificadores legítimos", explicou a delegada.
Continua após a publicidade
A suspeita da Polícia Civil é de que os ônibus emplacados em Cascavel foram clonados. "Acionei a Polícia Militar de Cascavel, que realizou diligências para localizar os veículos. Nesta quinta-feira, um dos ônibus foi encontrado no pátio de um posto de combustíveis em Santa Tereza do Oeste (PR). Após a perícia veicular, verificou-se, pelo motor, que o ônibus havia sido furtado em 2018 e estava com os sinais identificadores adulterados. Um fato curioso é que os ônibus de Conceição são da marca Volkswagen, enquanto os de Cascavel são da marca Marcopolo/Volare", detalhou a delegada.
Empresa de transporte sob investigação
Segundo a Polícia Militar de Cascavel, tanto o veículo apreendido quanto o outro clonado pertencem a uma empresa que presta serviços para prefeituras locais no transporte escolar. "A Polícia Militar solicitou que a empresa entregasse o outro veículo, mas, até o momento, isso não ocorreu. Além da motorista que estava com o ônibus apreendido, ninguém compareceu ao local, apenas os advogados da empresa fizeram contato telefônico", informou a delegada Melícia.
Ela destacou a importância da integração entre as forças de segurança no combate ao crime. "A troca de informações entre as polícias é o caminho mais eficaz para coibir práticas criminosas. Graças a essa ação integrada, conseguimos recuperar um veículo fruto de crime, que poderá ser devolvido ao seu legítimo proprietário. Além disso, os ônibus de Conceição do Tocantins, que atendem inúmeras crianças e adolescentes da zona rural, poderão voltar a circular, beneficiando diretamente a educação no município", concluiu.
A Polícia Civil do Paraná instaurou um inquérito para investigar a responsabilidade da empresa de transporte na clonagem dos veículos, que deverão ser restituídos aos verdadeiros proprietários.