Estudantes de Direito lotaram o auditório do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) na quinta-feira, 13, para acompanhar a aula magna ministrada pelo procurador-geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior. O evento teve como tema "O Ministério Público e suas atribuições".
Durante a exposição, Abel Andrade, que possui 25 anos de carreira ministerial, utilizou suas experiências no Ministério Público como ponto de partida para abordar o trabalho desenvolvido pela instituição. Ele relembrou seu ingresso no Ministério Público do Tocantins (MPTO), sua atuação no Tribunal do Júri e o atual momento como gestor da instituição.
A atividade integrou o projeto "Saber MP – Democratizando o Conhecimento", que busca aproximar o MPTO das universidades.
Ao relatar sua vivência no Tribunal do Júri, o procurador-geral de Justiça destacou: “Muitas pessoas enxergam o Ministério Público apenas como um órgão acusador em processos criminais, e essa é, de fato, uma área importante de atuação, mas não a única. Onde houver uma criança em situação de vulnerabilidade, um quilombola com direitos violados ou um ato ilícito envolvendo recursos públicos, o Ministério Público estará presente para garantir o cumprimento das leis”, exemplificou.
Abel Andrade também ressaltou a satisfação em prestar um serviço de relevância para a sociedade, enfatizando a atuação do Ministério Público na defesa dos direitos à educação, à saúde e à vida.
Novos paradigmas
O procurador-geral de Justiça pontuou que a atuação do Ministério Público vai além do punitivismo, destacando o crescimento do trabalho extrajudicial, voltado para a orientação, a construção de acordos e a resolução de conflitos sociais.
Convite aos estudantes
Os acadêmicos foram informados sobre as oportunidades no MPTO, seja por meio de programas de estágio, provimento de cargos de assessor jurídico ou concursos públicos para membros e servidores da instituição.
Abertura do evento
A aula magna foi iniciada pelo coordenador do curso de Direito da UniCatólica, Eric José Migani, que destacou a importância de eventos como esse para aproximar os estudantes da realidade jurídica.