Palmas, TO – Na manhã desta quinta-feira (6), duas adolescentes que estavam desaparecidas desde a tarde de quarta-feira (5) foram localizadas após buscas realizadas por familiares, amigos e policiais civis da Delegacia Especializada de Polícia Interestadual, Capturas e Desaparecidos (POLINTER). A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) por meio de nota enviada à imprensa.
Segundo apurações da Agência Tocantins, as adolescentes foram encontradas em um apartamento localizado nas proximidades da Avenida Perimetral, em Taquaralto, região sul da capital. O responsável pelo apartamento foi conduzido para a sede da POLINTER para prestar esclarecimentos.
Mãe relata angústia durante desaparecimento
Em entrevista exclusiva à Agência Tocantins, a mãe de uma das menores compartilhou o desespero vivenciado pela família até encontrar a filha. O desaparecimento ocorreu quando as adolescentes foram vistas entrando em uma caminhonete momentos após saírem de casa rumo à escola.
De acordo com a mãe, a primeira informação sobre o sumiço veio de outra filha, que testemunhou as jovens entrando no veículo por volta das 13h20. “Minha menina falou pra mim: 'Mãe, elas entraram numa caminhonete vermelha'. Na mesma hora subi até a escola para conferir e não encontrei nenhuma delas”, relatou.
Leia também:
A família mobilizou buscas pela cidade e conseguiu contato com o homem que teria dado carona às adolescentes. Ele afirmou que as deixou em Taquaralto, mas, ao chegarem ao local, os familiares não as encontraram. Mais tarde, o mesmo homem disse que teria as deixado na estação de ônibus, mas novamente não havia sinal das jovens.
Sem respostas, os familiares registraram um boletim de ocorrência. A localização das adolescentes só foi possível com a ajuda de um amigo do pai de uma delas, que enviou um link de rastreamento pelo Instagram da menina. “Ela abriu o link e conseguimos ver onde estava. Fomos até lá, mas não as encontramos. Depois vimos um prédio e pedimos para ela abrir o link de novo. O endereço bateu”, contou a mãe.
No local, um parente conseguiu visualizar as adolescentes dentro de um dos apartamentos. Ao entrarem no imóvel, encontraram as jovens conversando com um rapaz desconhecido. Questionada sobre possíveis suspeitas, a mãe afirmou que, aparentemente, as meninas estavam bem.
Apesar do alívio por reencontrar a filha, ela destacou a preocupação e os momentos de aflição. “A gente pensa mil coisas, não dormimos a noite toda. Hoje em dia, o mundo tá perigoso, as pessoas pegam, machucam, matam e desaparecem com os corpos. Graças a Deus, encontramos ela com vida”, desabafou.
Condução de suspeitos
De acordo com informações apuradas, dois homens foram conduzidos à delegacia da Polícia Civil sob suspeita de envolvimento no desaparecimento de duas adolescentes. As menores passarão por escuta especializada para aprofundar as investigações e definir eventuais medidas legais contra os suspeitos.
O empresário proprietário da caminhonete Toyota Hilux foi ouvido pela autoridade policial e, após prestar depoimento, foi liberado.
Um dos conduzidos, um homem de 20 anos, foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável, tipificado no Artigo 217-A do Código Penal. Após a realização dos procedimentos cabíveis, o indivíduo, que não teve o nome divulgado, foi encaminhado à carceragem da Unidade Penal Regional de Palmas (UPRP), onde permanece à disposição do Poder Judiciário.
Nota da SSP-TO
A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins informa que as adolescentes foram localizadas pela equipe da Delegacia Especializada de Polícia Interestadual, Capturas e Desaparecidos (Polinter). Elas foram conduzidas até a sede da Delegacia e serão entregues aos familiares. Por se tratar de menores, demais informações serão preservadas.
Secretaria da Segurança Pública do Tocantins
(Reportagem: Allessandro Ferreira / Agência Tocantins)