O distrito de Luzimangues celebrou, nesta quinta-feira, 06, um importante avanço na inclusão educacional com a chegada do primeiro transporte escolar adaptado para crianças que utilizam cadeira de rodas. O veículo, que já está em operação, também atenderá estudantes da zona rural, garantindo acessibilidade e segurança no deslocamento até a escola.
Pedro Moreira, aluno cadeirante, vivenciou seu primeiro dia de aula na Escola Municipal Maria de Melo. Sua mãe, Ana Paula, emocionada, destacou a importância desse momento: “O sonho dele era viver essa experiência de ir à escola e hoje estou muito feliz. Agradeço à Secretaria de Educação e à Defensoria Pública pelo apoio que recebi”, afirmou.
A defensora pública Eliza Maria, que visitou as residências de alunos cadeirantes na última sexta-feira (28), ressaltou a importância da iniciativa: “Trabalhar com inclusão vai além de colocar os alunos em sala de aula; é garantir que tenham uma educação de qualidade, um direito assegurado pela Constituição Federal e outras legislações”, pontuou.
Acolhimento e suporte especializado
A chegada do transporte adaptado marca um avanço significativo para o início do ano letivo, proporcionando mais conforto e segurança aos estudantes.
A psicopedagoga Eunice Sales destacou a recepção de Pedro na escola: “Estamos acolhendo o Pedro com muito carinho. Ele foi integrado à turma, e estamos promovendo adaptações para que todos os alunos conheçam suas limitações e aprendam sobre inclusão”, explicou.
Raquel Chaves, coordenadora pedagógica, também enfatizou a relevância do novo serviço: “É uma alegria acompanhar esse momento. O ônibus foi até a casa do Pedro para trazê-lo com segurança à escola. Estamos todos atentos e comprometidos com essa trajetória educacional”, afirmou.
Atualmente, o distrito de Luzimangues conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, neuropsicopedagoga, psicopedagoga e nutricionista, que oferecem suporte especializado às crianças da região. Esse acompanhamento integral promove o bem-estar e o desenvolvimento adequado dos alunos, garantindo que suas necessidades sejam atendidas dentro e fora da sala de aula.