A desigualdade de gênero se manifesta de diversas formas na sociedade, colocando as mulheres em uma posição de inferioridade e reforçando estereótipos. No trânsito, essa realidade não é diferente. Afinal, quem nunca ouviu expressões como “Mulher no volante, perigo constante”, que atribuem às mulheres a imagem de despreparadas para conduzir um veículo?
Outras frases seguem essa mesma lógica preconceituosa, como “Tinha que ser mulher”, “Sem homem do lado, cuidado redobrado” e “Vai pilotar fogão”, entre muitas outras.
Neste sábado, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), destaca a postura responsável das mulheres no trânsito e reforça a importância do respeito a elas nas vias, desmistificando esses estereótipos.
Senso comum x dados
Ao contrário do que dizem os ditados populares, os dados estatísticos revelam uma realidade bem diferente no Tocantins. Um levantamento do Detran/TO aponta que, dos 7.310 sinistros de trânsito registrados em 2024, apenas 2.200 envolviam mulheres, o que representa 30% do total de ocorrências.
Quando se trata de mortes no trânsito, os números também desmentem o senso comum. Das 627 vítimas fatais em sinistros viários neste ano, apenas 106 eram mulheres, ou seja, 16,91% do total.
Para a agente de trânsito do Detran/TO, Cleidiane Veras, que atua na área há oito anos, esses dados desconstroem estereótipos que questionam a capacidade das mulheres ao volante. “Os números confirmam o que já percebemos: as mulheres são mais prudentes na direção. Elas demonstram maior cuidado na condução dos veículos. Durante nossas patrulhas diárias e operações, constatamos que, ao adotarem a direção defensiva, elas se envolvem em menos acidentes do que os homens”, destaca a agente.
O presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, reforça a importância do comportamento responsável das mulheres no trânsito e destaca que o órgão trabalha para promover o respeito e a equidade de gênero nas vias. “Com esse levantamento, podemos constatar que os homens têm muito o que aprender com as mulheres no trânsito. Por isso, lançamos uma campanha com outdoors espalhados por diversas cidades do estado, levando a mensagem de que a prudência e o respeito salvam vidas”, finaliza o gestor.