Com o objetivo de qualificar gestores e servidores da Superintendência de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), uma capacitação sobre os fluxos e atribuições do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e dos Conselhos Tutelares de Palmas foi realizada na tarde desta quarta-feira (12). A iniciativa faz parte do Plano de Formação Continuada e visa aprimorar o atendimento a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade.
"Essas equipes prestam assistência a pessoas em situação de risco pessoal e social, seja por abandono, maus-tratos físicos ou psicológicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, trabalho infantil, entre outras circunstâncias. Por isso, é essencial que haja um alinhamento entre os serviços especializados e os conselhos tutelares", destacou a superintendente de Proteção Social Especial, Marlucy Albuquerque.
A Superintendência também informou que a próxima capacitação reunirá profissionais dos Serviços de Acolhimento Institucional e dos Conselhos Tutelares.
Integração para o fortalecimento da rede de proteção
A conselheira tutelar Maria Vanir Ilídio enfatizou a importância da formação continuada para a atuação conjunta dos órgãos de proteção. "Essa capacitação é essencial para que o poder público, os conselhos tutelares e a sociedade civil possam planejar e implementar mais ações de apoio às famílias em situação de risco, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários e incentivando o desenvolvimento de talentos e capacidades", afirmou.
Rede de Acolhimento
O município conta com a Casa Acolhida, a Casa Abrigo Raio de Sol e a Casa Abrigo da Mulher, todas operando ininterruptamente, com equipes em regime de plantão 24 horas. Além disso, a Semas está estruturando a Casa de Passagem, que em breve será integrada à rede de acolhimento.
Formação e serviços especializados
As capacitações presenciais reúnem gestores e servidores que atuam diretamente nos serviços de acolhimento e em diversas frentes especializadas, como o Creas, o Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Saefi), o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos e suas Famílias, o Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
(Reportagem: Allessandro Ferreira / Agência Tocantins)