Mais uma iniciativa do Sistema Prisional do Tocantins leva esperança a pessoas em privação de liberdade. Desta vez, custodiadas da Unidade Penal Feminina de Palmas (UPF) receberam certificados do curso de Criação de Sites, promovido pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Gerência de Políticas de Alternativas Penais, e pelos programas Tech Inclusão e Manuel Querino. A ação conta com a parceria da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Ministério do Trabalho e Emprego. A cerimônia de formatura ocorreu nesta sexta-feira, 14, na UPF, com a presença de representantes das instituições envolvidas.
Ao todo, nove alunas participaram da formação, aprendendo a desenvolver sites offline com recursos como HTML, CSS e JavaScript. O objetivo é que, ao conquistarem a liberdade, possam publicar os projetos na internet. Durante o curso, elas criaram páginas voltadas ao empreendedorismo, incluindo homecare, roupas e acessórios de crochê, produtos de sex shop e sandálias rasteirinhas. As aulas foram ministradas pela professora-tutora da Unitins, Aldriene Divina.
O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Rogério Miranda, destacou a importância das parcerias que viabilizaram a qualificação. “Temos aqui grandes aliados na educação prisional. Nosso compromisso é proporcionar oportunidades para que todas possam sair daqui preparadas para recomeçar. Parabéns a todas e aproveitem as chances que surgirem!”, afirmou.
A chefe da UPF, Rosilda Carvalho, emocionou-se ao entregar os certificados e ressaltou o esforço das participantes. “Conhecimento é algo que ninguém pode tirar de vocês. Quero parabenizá-las pelo empenho e agradecer a todos que tornaram esse curso possível. São muitos desafios, mas conseguimos superá-los. Nosso desejo é que todas possam recomeçar suas vidas com dignidade e qualificação”, disse.
Presenças
A cerimônia contou com a presença do juiz da Vara de Execuções Penais, Allan Martins; do coordenador do Projeto Tech Inclusão, professor Dr. George França, da UFT; e dos representantes do Ministério do Trabalho, Pedro Humberto, Reginaldo Francisco e Renata Martins da Silva.
Durante o evento, as formandas apresentaram os sites desenvolvidos. Uma delas, que já concluiu sete capacitações dentro da unidade, celebrou mais essa conquista. “Com certeza, vou utilizar esse conhecimento quando sair. Sou muito grata, pois vejo que existem novas possibilidades e experiências lá fora. Além dos outros cursos que fiz, este me encantou. Tenho o projeto de abrir uma loja e sei que vai dar certo”, afirmou.