A Universidade Federal do Tocantins (UFT) divulgou, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o quadro de vagas que serão disponibilizadas no segundo semestre letivo de 2025 para seleção pela nota do Exato – o Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins. Serão 1.075 vagas distribuídas em 28 cursos de graduação presenciais nos cinco câmpus da instituição.
De acordo com a planilha publicada nesta sexta-feira (14), as vagas serão divididas em três categorias: 397 para ampla concorrência, 106 destinadas a ações afirmativas para indígenas e quilombolas, e 578 para cotas da Lei nº 12.711/2012, voltadas a estudantes oriundos de escolas públicas, de baixa renda, além de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.
Diferente do primeiro processo seletivo realizado pela UFT com a nota do Exato, no qual foram ofertadas apenas 272 vagas remanescentes do Vestibular e do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a próxima seleção contará com todas as vagas regulares dos cursos presenciais disponíveis para o semestre. Isso significa que cursos mais concorridos, como Medicina, Nutrição e Direito, terão 40 vagas cada, sendo 15 delas destinadas à ampla concorrência, aumentando as oportunidades para os candidatos. (Clique aqui e veja a distribuição das vagas).
De acordo com a coordenadora da Comissão Permanente de Seleção (Copese), Ana Paula Santos, a oferta será exclusiva para o Exato. “Neste segundo semestre não haverá oferta pelo SiSU e serão ofertadas 100% das vagas para o Exato. As vagas remanescentes, se houverem, serão ofertadas por meio do PSEnem, quer dizer, pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio”, explicou.
Os interessados em concorrer às vagas da UFT, assim como às vagas da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), devem realizar a prova do Exato. O exame é elaborado com base nas características curriculares da educação básica do estado. As duas outras instituições devem divulgar, nos próximos dias, seus respectivos quadros de vagas para o processo seletivo.
A primeira edição do Exato em 2025 já está com inscrições abertas e segue até o dia 7 de abril. As provas estão marcadas para o dia 18 de maio e ocorrerão em 14 municípios tocantinenses: Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Miracema, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis.
A taxa de inscrição custa R$ 70 para quem não obteve isenção e deve ser paga até o dia 8 de abril.
Uma segunda edição do Exato está prevista para outubro de 2025, sendo que as notas do exame poderão ser utilizadas em diferentes processos seletivos, independentemente do ano ou semestre de aplicação. No entanto, para ingresso no segundo semestre letivo de 2025, serão consideradas as notas das provas aplicadas em dezembro de 2024 e maio de 2025.
Somando as vagas das três instituições – UFT, UFNT e IFTO – o Exato oferecerá milhares de oportunidades em 99 cursos de graduação, consolidando-se como uma importante via de ingresso ao ensino superior no Tocantins.