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Governo do Tocantins e Prefeitura de Palmas discutem estratégias para reduzir filas no HGP

Objetivo é minimizar transferências de pacientes sem perfil clínico para o Hospital Geral de Palmas.

Patrícia Alves
Por: Patrícia Alves Fonte: Redação | Agência Tocantins
17/03/2025 às 20h21
Governo do Tocantins e Prefeitura de Palmas discutem estratégias para reduzir filas no HGP
Secretário Carlos Felinto e secretária Dhieine Caminski acompanham atendimentos no HGP - Foto: Divulgação SES-TO

Com a finalidade de reduzir as transferências de pacientes sem o perfil clínico adequado para o Hospital Geral de Palmas (HGP) – unidade referência em média e alta complexidade na macrorregião sul do Tocantins –, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, reuniu-se com a secretária municipal de Saúde de Palmas, Dhieine Caminski. O encontro ocorreu na segunda-feira (17), na unidade hospitalar, onde os gestores realizaram uma vistoria no pronto-socorro e avaliaram o atendimento prestado à população. Atualmente, 70% dos pacientes que chegam ao hospital são oriundos da Capital, e 26% procuram atendimento na clínica geral.

Segundo o secretário de Estado da Saúde (SES-TO), “o Governo tem feito grandes investimentos no HGP, que nos últimos anos recebeu 157 novos leitos, sendo 12 para psiquiatria, 50 de UTI, 45 de pronto-socorro, 30 para quimioterapia (UNACON), 9 de pós-cirúrgicos e 11 para cuidados com AVC. Além disso, a unidade ganhou uma nova recepção para o pronto-socorro, um ambulatório pediátrico e uma nova cozinha. Apesar das ampliações, a demanda da população continua crescendo. Por determinação do governador Wanderlei Barbosa, e por ser uma unidade do SUS, não negamos atendimento, mesmo com a sobrecarga”, afirmou Felinto.

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A sobrecarga mencionada pelo secretário também foi reforçada pelo diretor-geral do HGP, Iatagan Barbosa. “Na maioria das noites, principalmente nos finais de semana, a unidade chega a um ponto crítico de superlotação no pronto-socorro, devido ao grande número de acidentes e à falta de estrutura hospitalar em Palmas e nas cidades vizinhas. Atualmente, realizamos em média 13 cirurgias ortopédicas por dia, com um total mensal de 80 a 120 pacientes ortopédicos internados”. 

A especialidade de ortopedia é uma das que mais demandam atendimento no pronto-socorro. Dados do Escritório da Qualidade apontam que, nos meses de janeiro e fevereiro de 2025, 276 pacientes ortopédicos foram acolhidos no hospital, número 7% maior que o mesmo período de 2024 (257 atendimentos) e 6% menor que o registrado em 2023 (294 atendimentos).

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Parcerias para otimizar atendimentos

Durante a reunião, as autoridades discutiram estratégias para reduzir as transferências e aprimorar o serviço de contrarreferência. “Nosso objetivo é atuar em parceria com o município de Palmas para garantir que a população tenha um atendimento de qualidade e em tempo oportuno, com cada ente cumprindo seu papel dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, contamos com o apoio da Polícia Militar, do Detran e da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana para intensificar campanhas educativas e ações que reduzam os índices de acidentes de trânsito, responsáveis por mais de 80% dos atendimentos ortopédicos na unidade”, destacou Felinto.

A secretária Dhieine Caminski ressaltou o desafio da pasta municipal. “Nosso foco é aprimorar o planejamento estratégico para atender à demanda com qualidade, celeridade e em conformidade com as diretrizes do SUS. Até julho, queremos melhorar o fluxo de atendimento na atenção primária, buscando, em parceria com o Estado, otimizar os serviços prestados. O ideal é que o HGP atenda casos de média e alta complexidade, enquanto as UPAs absorvam os casos de urgência e emergência, e a atenção primária acompanhe de forma contínua os usuários do sistema”, explicou.

O major Jair também destacou o papel da Polícia Militar na redução de acidentes de trânsito. “Podemos, em conjunto com outros órgãos, intensificar ações de fiscalização, principalmente em dias de eventos, para coibir a combinação de álcool e direção e, assim, reduzir o número de acidentes que impactam diretamente o HGP”, pontuou.

Já o presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO), Willian Gonzaga dos Santos, reforçou o compromisso do órgão. “O Detran está à disposição para contribuir no que for necessário. Já realizamos campanhas educativas em datas festivas, como carnaval e temporada de praias, que demonstraram impacto na redução de acidentes. Seguiremos intensificando essas ações junto aos demais órgãos envolvidos”, afirmou.

A reunião também contou com a participação do secretário de Estado da Comunicação, Márcio Rocha; do secretário de Mobilidade Urbana e Defesa Civil, Francisco Seixas Tadeu de Lima; do secretário municipal de Comunicação, Élcio Mendes; da direção do HGP e de equipes técnicas das pastas envolvidas.

Medidas para otimizar a rotatividade de leitos

Para reduzir a lotação, as equipes do pronto-socorro atuam agilizando a triagem e os devidos encaminhamentos dos pacientes. “Ao chegar à unidade, o paciente passa pela classificação de risco, onde são coletados seus sinais vitais e feito um breve histórico clínico. A partir disso, ele pode ser encaminhado para a sala vermelha, caso o quadro seja grave, ou para outros procedimentos, como controle da dor, exames ou internação”, explicou o diretor técnico do HGP, Ermilton Barreira Parente Junior.

Quando necessário, pacientes são contrarreferenciados para unidades hospitalares em seus municípios de origem. “Isso ocorre quando o paciente ainda necessita de cuidados hospitalares, mas em uma unidade de baixa complexidade. Nesses casos, um formulário é enviado ao núcleo interno de regulação do hospital, que repassa a informação à regulação estadual para providenciar o encaminhamento adequado”, acrescentou o diretor.

Atendimentos no fim de semana

No último fim de semana, o HGP recebeu 296 pacientes no pronto-socorro, sendo 170 adultos e 126 pediátricos. Desse total, 52% (156 pacientes) já receberam alta. “Muitos desses pacientes permaneceram na unidade por menos de 72 horas, o que indica que não possuíam quadro clínico compatível com a média e alta complexidade do HGP e poderiam ter sido atendidos em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Unidade Básica de Saúde (UBS) ou hospital de menor complexidade”, destacou Ermilton.

Relatos de pacientes

Entre os pacientes atendidos no HGP está Márcio Gomes Viana, de 34 anos. “Eu estava voltando da chácara para Porto Nacional quando bati a moto em uma vaca. Machuquei o braço e fraturei as costelas. Recebi atendimento inicial no Hospital Regional de Porto Nacional e fui transferido para o HGP para realizar exames mais detalhados”, relatou.

O estoquista Roniel Bezerra, de 31 anos, morador de Luzimangues, também precisou de atendimento na unidade. “Eu estava saindo do mercado de moto e indo para casa quando um cachorro entrou na pista de repente. Não deu tempo de frear e acabei caindo. Fraturei o braço e tive escoriações na perna”, contou.

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