Dando continuidade às ações de combate à criminalidade e à evasão carcerária, policiais militares das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM 90) prenderam, na tarde desta quarta-feira (26), um foragido da Justiça com mandado de prisão em aberto. A ordem foi expedida pela 2ª Vara Criminal de Palmas, com sentença condenatória pelo crime de latrocínio – roubo seguido de morte – que vitimou Maria do Socorro Alves Batista, de 72 anos, em 24 de janeiro de 2015, durante um assalto a uma casa de carnes localizada na região norte de Palmas.
De acordo com informações apuradas com exclusividade pela Agência Tocantins, os militares da ROTAM 90 realizavam patrulhamento tático especial na quadra Arno 33 (antiga 307 Norte) quando avistaram o criminoso, identificado como Whalyf Wherbert Nunes, de 29 anos, nas proximidades de um local já conhecido pela polícia como ponto de concentração de usuários de entorpecentes.
Após abordagem e consulta aos sistemas de segurança Infoseg e Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), os policiais confirmaram que havia um mandado de prisão em aberto contra Whalyf, com sentença condenatória de 20 anos de reclusão por latrocínio.
Whalyf foi condenado pelo latrocínio de Maria do Socorro Alves Batista, ocorrido em 24 de janeiro de 2015, na Casa de Carne Batista, na região norte da capital. Na ocasião, dois criminosos invadiram o estabelecimento e anunciaram o assalto. No momento da fuga, um dos assaltantes atirou na cabeça de Maria do Socorro, esposa do proprietário do comércio. A vítima chegou a ser socorrida e encaminhada ao Hospital Geral de Palmas (HGP), mas não resistiu aos ferimentos e faleceu horas após dar entrada na Sala Vermelha.
Após ser localizado e preso pela equipe da ROTAM 90, Whalyf Wherbert Nunes foi conduzido à 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil (1ª CAPC), onde foi apresentado às autoridades policiais. Após a adoção dos procedimentos legais, ele foi encaminhado à Unidade Penal Regional de Palmas (UPRP), onde começará a cumprir sua pena.
A prisão reforça o compromisso da Polícia Militar com a segurança pública e a retirada de criminosos perigosos das ruas.
(Reportagem: Allessandro Ferreira / Agência Tocantins)