Um homem foi encontrado morto na tarde desta segunda-feira (14), na Praia das Arnos, localizada na região norte de Palmas. A vítima foi identificada como Adriano Gonçalves de Araújo, de 39 anos. A suspeita inicial da Polícia Militar é de afogamento.
De acordo com informações apuradas com exclusividade pela Agência Tocantins, policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM), sob o comando do tenente-coronel Thiago Monteiro, foram acionados via Sistema Integrado de Operações (SIOP) e se deslocaram até o local, ao chegarem na Praia, os militares encontraram uma equipe do Corpo de Bombeiros que já se encontrava na área prestando os primeiros atendimentos.
Testemunhas relataram que Adriano passou o dia consumindo bebidas alcoólicas à beira da água. Ainda segundo os relatos, um casal que pescava nas proximidades avistou um corpo boiando e imediatamente acionou o Corpo de Bombeiros. Ao chegarem ao local, os militares constataram o óbito.
Além da Polícia Militar e dos bombeiros, peritos da Polícia Científica também foram chamados para realizar os procedimentos técnicos. Após a perícia no local, o corpo foi recolhido pelo rabecão da Polícia Civil e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Palmas.
Após a remoção do corpo, a Polícia orientou os familiares sobre os procedimentos legais para a liberação junto ao IML. As causas da morte deverão ser confirmadas por meio do laudo pericial.
Ausência de guarda-vidas
Um fato que chama a atenção é que, apesar de ser uma das praias mais frequentadas da capital, a Praia das Arnos não conta com a presença de guarda-vidas mantidos pela Prefeitura de Palmas. A ausência desses profissionais de segurança aquática tem contribuído para a ocorrência de diversas tragédias. Assim como no caso de Adriano, outros episódios de mortes por afogamento já foram registrados na localidade, escancarando a vulnerabilidade dos frequentadores e a omissão do poder público municipal.
(Reportagem: Allessandro Ferreira / Agência Tocantins)