Em uma ação rápida e eficiente, militares do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO 90), unidade especializada do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE) da Polícia Militar do Tocantins, prenderam um homem com mandado de prisão em aberto e apreenderam mais de dois quilos de maconha prensada. A ocorrência foi registrada na manhã desta segunda-feira (14), na Avenida Teotônio Segurado, nas proximidades da quadra 1.301 Sul, no plano diretor de Palmas.
Segundo informações apuradas com exclusividade pela Agência Tocantins, a equipe realizava patrulhamento tático quando visualizou um indivíduo em atitude suspeita conduzindo um caminhão carregado com materiais de construção. Durante a abordagem, os policiais identificaram o motorista como Silas Teles da Conceição, de 31 anos. Após consulta no sistema, foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto contra ele, expedido pela Vara da Família e Sucessões da Comarca de Palmas, pelo não pagamento de pensão alimentícia.
Ainda conforme apurado pela reportagem, no momento em que percebeu que seria abordado, o suspeito tentou danificar seu aparelho celular, possivelmente com o intuito de impedir o acesso a informações comprometedoras. Na sequência, durante a revista pessoal e no interior do veículo, foram encontrados dois tabletes de substância análoga à maconha.
Questionado, Silas confessou que havia mais droga em sua residência. Com base nessa informação, a equipe do GIRO, com apoio do Grupo de Operações com Cães (GOC), se deslocou até o local indicado. Com autorização do próprio suspeito, os policiais realizaram buscas no imóvel com o auxílio do cão farejador Snyper, que localizou mais três tabletes da mesma substância, além de duas balanças de precisão e material plástico para embalo da droga.
Ao todo, foram apreendidos:
Aproximadamente 2,140 kg de maconha;
Um caminhão;
Um celular danificado;
Duas balanças de precisão;
Plástico filme para embalar entorpecentes.
Diante dos fatos, Silas recebeu voz de prisão e foi conduzido, juntamente com todo o material apreendido, à 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil (1ª CAPC), onde foi apresentado à autoridade policial de plantão. Após ser ouvido, ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado à Unidade Penal Regional de Palmas (UPRP), onde permanece à disposição do Poder Judiciário.
Além da nova prisão por tráfico, o suspeito continuará detido devido ao cumprimento do mandado judicial referente à pensão alimentícia.
Silas Teles da Conceição já possui passagem pela polícia pelo crime de tráfico de drogas. Conforme o levantamento feito pela reportagem da Agência Tocantins, o homem já foi preso anteriormente após ser flagrado com mais de 100 kg de entorpecentes.
(Reportagem: Allessandro Ferreira / Agência Tocantins)