Os números e a metrologia, ciência das medições estão presentes em diversos aspectos da vida em sociedade e são essenciais para balizar as relações de consumo por meio de dados confiáveis. É praticamente impossível desassociar os números do cotidiano: o peso das verduras e alimentos, a medição nas bombas de combustíveis, a velocidade permitida nas vias, o consumo energético dos eletrodomésticos, e até mesmo as etiquetas de peso nas gôndolas de supermercados são exemplos que demonstram a importância da metrologia nas relações comerciais. Em muitos casos, como nos supermercados, quase tudo é comercializado com base no peso, volume ou medida.
A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM) tem como missão promover a harmonização das relações comerciais, proteger o cidadão-consumidor e assegurar a concorrência justa entre as empresas. Essas ações são realizadas por meio de atividades nas áreas de Instrumentos, Pré-Medidos e Avaliação da Qualidade e Conformidade. A AEM é o órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado do Tocantins.
O presidente da Agência, Ronan Dorneles de Sousa, destaca a relevância do trabalho da instituição na vida da população. “Nosso papel é garantir à sociedade que tudo o que está sendo anunciado nas propagandas e nas embalagens dos produtos corresponda à realidade, desde que tenha o Selo de Identificação da Conformidade e esteja em conformidade com os regulamentos do Inmetro”, ressalta o gestor.
Números expressivos de ações reforçam o compromisso da pasta
No primeiro trimestre de 2025, a Agência de Metrologia realizou 11.894 ações metrológicas nas áreas técnicas de Instrumentos, Qualidade, Pré-Medidos e Inspeção. Entre os serviços ofertados à comunidade, destacam-se ensaios e testes laboratoriais, aferição de instrumentos medidores de velocidade, verificação de equipamentos de pesagem, fiscalização de produtos pré-medidos e instalação de taxímetros.
“Trabalhamos com ações de caráter fiscalizatório e educativo, buscando proteger e orientar a sociedade nas relações de consumo. Nosso compromisso é promover relações comerciais mais justas, especialmente no que diz respeito ao conhecimento e ao cumprimento das legislações que regulam o comércio”, reforça Ronan Dorneles.