A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 62ª Delegacia de Polícia de Paraíso do Tocantins, prendeu na manhã desta terça-feira (15) um homem de 28 anos, foragido da Justiça e investigado por crimes contra o patrimônio no município de Paraíso. Ele foi localizado em uma área rural da cidade de Pugmil.
A ação foi realizada por agentes da 62ª Delegacia, com apoio da equipe da 61ª Delegacia de Polícia, ambas sediadas em Paraíso do Tocantins, e resultou no cumprimento de um mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca local.
De acordo com o delegado Bruno Baeza, responsável pela operação, o desdobramento da investigação teve início após o irmão do foragido comparecer à 9ª Central de Atendimento da Polícia Civil em Paraíso para registrar um boletim de ocorrência, alegando a perda dos documentos do investigado. Os policiais identificaram inconsistências no relato e iniciaram diligências para apurar o caso.
“O irmão afirmou que o indivíduo estaria internado em um hospital da cidade. No entanto, ao verificarmos a informação, constatamos que se tratava de uma falsa alegação. O comunicador foi então chamado a prestar esclarecimentos e poderá responder pelo crime de falsidade ideológica”, explicou o delegado.
Continua após a publicidade
Com o avanço das investigações e o intercâmbio de informações entre as equipes policiais, o indivíduo foi localizado escondido na zona rural de Pugmil. Após ser detido, ele foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, transferido para a Unidade Penal de Paraíso, onde permanece à disposição da Justiça.
O delegado Bruno Baeza destacou que a tentativa do irmão de registrar a falsa perda de documentos pode ter sido uma estratégia para facilitar a fuga do foragido. “Um boletim de ocorrência comunicando a suposta perda de documentos poderia permitir que o indivíduo, por exemplo, adquirisse uma passagem de ônibus em nome próprio, com o objetivo de fugir”, concluiu.
(Reportagem: Patrícia Alves / Agência Tocantins)