Em uma ação integrada realizada na manhã desta sexta-feira, 09, a Polícia Penal do Tocantins, por meio da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP), em ação conjunta com policiais militares do 3º Batalhão da Polícia Militar de Pedro Afonso e com o apoio de policiais penais da Unidade Penal de Guaraí, deu cumprimento a um mandado de prisão contra um homem de 38 anos por violação de medidas protetivas de urgência.
De acordo com informações apuradas pela reportagem da Agência Tocantins, o suspeito estava em liberdade provisória após audiência de custódia, sob a condição de utilizar tornozeleira eletrônica.
Ainda segundo apurado, a medida visava garantir o afastamento do agressor da vítima de violência doméstica. No entanto, conforme informado pela CMEP, o monitorado descumpriu reiteradamente a ordem judicial ao entrar na área de exclusão determinada pela Justiça, o que gerou alertas no sistema de monitoramento eletrônico.
Diante da gravidade das violações, a Polícia Penal elaborou e anexou relatórios detalhados ao processo, comprovando os descumprimentos e fundamentando o pedido de regressão de regime. A Justiça, diante das provas apresentadas, determinou a prisão do monitorado.
Após ser localizado e detido em Pedro Afonso, o homem — que não teve o nome divulgado — foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde passou pelos procedimentos legais e permanecerá à disposição do Judiciário.
De acordo com o responsável pela Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP), Policial Penal Coutinho, a operação reforça o compromisso da Polícia Penal e das forças de segurança do Tocantins com a proteção de vítimas de violência doméstica e o cumprimento rigoroso das medidas protetivas determinadas pela Justiça.
(Reportagem: Patrícia Alves / Agência Tocantins)