Quinta, 24 de janeiro de 2019
63 98500 8112
Educação

12/09/2018 às 18h58 - atualizada em 12/09/2018 às 19h02

145

Redação

Palmas / TO

Projetos de educadores do Tocantins são selecionados no Prêmio Professores do Brasil 2018
Além das escolas vencedoras, foram classificadas escolas destaques no prêmio. A professora Juliana Girardello Kern, professora do Centro de Ensino Médio Tiradentes, de Palmas
Projetos de educadores do Tocantins são selecionados no Prêmio Professores do Brasil 2018
Escolas do Tocantins são vencedoras na fase estadual do Prêmio Professores do Brasil - Foto Divulgação /Governo do Tocantins

O resultado do Prêmio Professores do Brasil (PPB), fase estadual, foi divulgado nesta quarta-feira, 12. Com relatos de experiências de sucesso em práticas pedagógicas que melhoram o ensino e a aprendizagem diversos professores participaram do concurso, que está na 11ª edição, e é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e instituições parceiras.


No prêmio, busca-se o reconhecimento do trabalho dos professores das redes públicas que contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil; a valorização do papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações; a visibilidade das experiências pedagógicas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino; a estimulação da participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação e da Base Nacional Comum Curricular e a oferta de reflexão sobre a prática pedagógica que oriente a sistematização de experiências educacionais.


Em Combinado, o projeto vencedor foi o Feirinha das Estrelas... Meu esforço vale estrelas!, da professora  Creusa Elaine Alves Fereira, que leciona na Escola Estadual de Combinado. Por meio do projeto, estudantes do 4º e 5º anos desenvolveram as atividades de aprendizagem com mais empolgação, pois recebiam uma estrela com recompensa para cada atividade desempenhada com sucesso.


A professora destaca que com o desenvolvimento do projeto os alunos se sentem mais motivados. "A motivação foi a principal mudança observada no comportamento dos estudantes. A cada atividade desenvolvida com sucesso pelo aluno, ele ganha uma estrela. Percebemos a melhora na leitura, na escrita e na produção textual dos alunos", afirmou.


Larissa Cardoso Beltrão, professora da Escola Estadual Girassol e Tempo Integral Agrícola David Aires França, de Arraias, apresentou o projeto Gentileza gera gentileza. O objetivo das ações desenvolvidas no projeto é proporcionar ao público do ensino técnico, mais humanização de modo que todos pensem como cidadão sobre o que é estar no mundo cultivando princípios e valores dentro do processo de ensino e aprendizagem.


Para a professora Larissa, muitas ações impactaram positivamente nas relações professores, técnicos e comunidade. "Entre as ações, cuidar da limpeza da escola foi o grande impacto. Isso em parceria com os professores da área técnica, alunos e servidores, que fizeram um mutirão para limpeza e manutenção dos pátios e espaços da unidade escolar", ponderou.


Outras ações interativas desenvolvidas foram cantar no chuveiro; elogiar alguém; ler um livro; passar um dia sem reclamar; doar um objeto que não usa mais. Tudo isso representa pequenos gestos que transformam vidas.


Além das escolas vencedoras, foram classificadas escolas destaques no prêmio.   A professora Juliana Girardello Kern, professora do Centro de Ensino Médio Tiradentes, de Palmas, apresentou o projeto Limitações que Fazem a Diferença, desenvolvido em parceria com os alunos para a reutilização da água dos condicionadores de ar em um umidificador de baixo custo. O projeto surgiu a partir da necessidade para refrescar o ambiente, pois no Tocantins as temperaturas chegam aos 40 graus. Uma ideia como a mencionada no projeto é de grande importância e de baixo custo.


Além do Prêmio Professores do Brasil, Limitações que fazem a diferença está concorrendo ainda ao prêmio Resposta para o Amanhã, uma iniciativa da Samsung, com coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), e tem por objetivo estimular e difundir projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio que estudam em escolas públicas.


O resultado com todas as escolas do Estado pode ser conferido em http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/images/pdf/resultado/estadual/to.pdf 


 


 


Veja mais notícias da região no Agência Tocantins

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
RAPIDINHAS
Postada em 17/01/2019 ás 15h53

A pergunta que se faz na capital é: quem é mesmo o governador do Tocantins?. Com o protagonismo exacerbado de Wanderlei Barbosa, Mauro Carlesse foi jogado ao ostracismo, lembrado apenas quando ocorre as  inúmeras trapalhadas do governo, onde o povo cai em cima dele com todo tipo de adjetivos, quando, na verdade, o governador de fato é Wanderlei Barbosa. Carlesse é o dono da caneta, mas só escreve o que é ditado por Wanderlei.

Keops Mota

Postada em 31/12/2018 ás 16h00

019 está chegando, e com ele vem também a incerteza de um governo que começou errado (pau que nasce torto nunca se endireita, já disse "cumpade" Washington) com tentativas de obstrução de justiça, aparelhamentos, escândalos e investigações, o que pode tirar do tocantinense a esperança de um ano feliz.

O cenário que se desenha com o governo carlesse é tenebroso, nada auspicioso. Podemos estar entrando (Deus permita que não) no pior momento de nossa história. O viés autoritário desse governo pode se elevar à níveis assustadores. Não tenha isso como um escrito de quem torce pelo pior, mas de um tocantinense preocupado com o futuro. Deus nos proteja.

Postada em 23/12/2018 ás 00h49

O Natal está chegando, e que com ele também venham a união, a paz, a alegria e o gozo de estarmos reunidos com nossa família comemorando o nascimento do maior homem da história: Cristo. Que cada pessoa  deixar brotar em seu coração a semente da paz, plantada pelo ilustre aniversariante. Boas festas. São os votos de: 

 

Keops Mota/Corespondente Agência Tocantins

Postada em 24/11/2018 ás 14h37

A coisa está ficando insustentável. Com o governo sofrendo investigações e seus aliados envolvidos em escândalos que vai de depósito ilegal de resíduos hospitalares à apologia à pedófilia, a única saída possível e honrosa diante de tanto descalabro, que só tende a aumentar, é a cassação.

Não podemos estar sob as ordens de um governo que está moralmente abaixo de nós. As denúncias de obstrução de Justiça, concessão de contrato sem licitação para uma empresa da família de um aliado que culminou em um crime ambiental e denúncia por supostos crimes eleitorais já são fatos suficientes para que não tenhamos esse governo como legítimo.

 

Keops Mota

Postada em 08/11/2018 ás 12h55

Carlesse mente

Mauro valesse queria apenas poder sobre os bois e idiotas do Tocantins.

Depois de eleito Mauro Carlesse se tornou soberbo e arrogante e recebe apenas pessoas ligadas ao agrobusiness.

Valesse não é aquele homem humilde e correto que imaginávamos,Ele é um lobo branco disfarçado de ovelha e ao que parece será bem pior que Marcelo Miranda e não vai se sustentar no poder.

Mauro Carlesse prometeu defender e respeitar os funcionários públicos perseguidos e humilhados por Marcelo Miranda,e quando chegou ao poder virou as costas para os humildes e dá ouvidos apenas a deputados que compraram votos por 500 mil.

Mauro Carlesse nada faz pela segurança falida do Tocantins e virou suas costas largas para a saúde ferida dos tocantinenses.

Mauro Carlesse ficou neutro surdo burro e mudo quanto a Bolsonaro,e agora quer ser beneficiado.Quem é Mauro Carlesse? AINDA SABEREMOS.

Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados - Agência Tocantins - Contatos: (63) 98500-8112 – Email: [email protected]