Quinta, 20 de setembro de 2018
63 98500 8112
Educação

12/09/2018 às 18h58 - atualizada em 12/09/2018 às 19h02

57

Redacao

Palmas / TO

Projetos de educadores do Tocantins são selecionados no Prêmio Professores do Brasil 2018
Além das escolas vencedoras, foram classificadas escolas destaques no prêmio. A professora Juliana Girardello Kern, professora do Centro de Ensino Médio Tiradentes, de Palmas
Projetos de educadores do Tocantins são selecionados no Prêmio Professores do Brasil 2018
Escolas do Tocantins são vencedoras na fase estadual do Prêmio Professores do Brasil - Foto Divulgação /Governo do Tocantins

O resultado do Prêmio Professores do Brasil (PPB), fase estadual, foi divulgado nesta quarta-feira, 12. Com relatos de experiências de sucesso em práticas pedagógicas que melhoram o ensino e a aprendizagem diversos professores participaram do concurso, que está na 11ª edição, e é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e instituições parceiras.


No prêmio, busca-se o reconhecimento do trabalho dos professores das redes públicas que contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil; a valorização do papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações; a visibilidade das experiências pedagógicas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino; a estimulação da participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação e da Base Nacional Comum Curricular e a oferta de reflexão sobre a prática pedagógica que oriente a sistematização de experiências educacionais.


Em Combinado, o projeto vencedor foi o Feirinha das Estrelas... Meu esforço vale estrelas!, da professora  Creusa Elaine Alves Fereira, que leciona na Escola Estadual de Combinado. Por meio do projeto, estudantes do 4º e 5º anos desenvolveram as atividades de aprendizagem com mais empolgação, pois recebiam uma estrela com recompensa para cada atividade desempenhada com sucesso.


A professora destaca que com o desenvolvimento do projeto os alunos se sentem mais motivados. "A motivação foi a principal mudança observada no comportamento dos estudantes. A cada atividade desenvolvida com sucesso pelo aluno, ele ganha uma estrela. Percebemos a melhora na leitura, na escrita e na produção textual dos alunos", afirmou.


Larissa Cardoso Beltrão, professora da Escola Estadual Girassol e Tempo Integral Agrícola David Aires França, de Arraias, apresentou o projeto Gentileza gera gentileza. O objetivo das ações desenvolvidas no projeto é proporcionar ao público do ensino técnico, mais humanização de modo que todos pensem como cidadão sobre o que é estar no mundo cultivando princípios e valores dentro do processo de ensino e aprendizagem.


Para a professora Larissa, muitas ações impactaram positivamente nas relações professores, técnicos e comunidade. "Entre as ações, cuidar da limpeza da escola foi o grande impacto. Isso em parceria com os professores da área técnica, alunos e servidores, que fizeram um mutirão para limpeza e manutenção dos pátios e espaços da unidade escolar", ponderou.


Outras ações interativas desenvolvidas foram cantar no chuveiro; elogiar alguém; ler um livro; passar um dia sem reclamar; doar um objeto que não usa mais. Tudo isso representa pequenos gestos que transformam vidas.


Além das escolas vencedoras, foram classificadas escolas destaques no prêmio.   A professora Juliana Girardello Kern, professora do Centro de Ensino Médio Tiradentes, de Palmas, apresentou o projeto Limitações que Fazem a Diferença, desenvolvido em parceria com os alunos para a reutilização da água dos condicionadores de ar em um umidificador de baixo custo. O projeto surgiu a partir da necessidade para refrescar o ambiente, pois no Tocantins as temperaturas chegam aos 40 graus. Uma ideia como a mencionada no projeto é de grande importância e de baixo custo.


Além do Prêmio Professores do Brasil, Limitações que fazem a diferença está concorrendo ainda ao prêmio Resposta para o Amanhã, uma iniciativa da Samsung, com coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), e tem por objetivo estimular e difundir projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio que estudam em escolas públicas.


O resultado com todas as escolas do Estado pode ser conferido em http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/images/pdf/resultado/estadual/to.pdf 


 


 


Veja mais notícias da região no Agência Tocantins

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
RAPIDINHAS
Postada em 06/08/2018 ás 07h33

Tocantins estado para onde muitas pessoas vieram na década dos anos 90, atrás de conseguir realizar seus sonhos e conseguir a tão sonhada casa própria e mudar de vida, em meio a um cerrado ainda sendo desbravado por nortistas, sulistas, nordestinos, pessoas vindas de todas as regiões do país, para uma terra que antes era conhecida como o corredor da miséria, pelos então moradores da região sul do Estado de Goiás.[

Terra essa, que durante alguns anos fora comandada por verdadeiros coronéis, que interromperam as realizações dos sonhos de diversos pioneiros que aqui acreditaram, é nesse pleito querem retornar ao poder no intuito de alimentar as suas ganâncias e realizar seus desejos individuais, estarão indo às ruas, batendo de porta em porta, na televisão, nos rádios e nas redes sociais para mais uma vez enganarem os sofridos pioneiros que no passado acreditara em suas promessas, que até hoje nunca ser responsabilizaram em cumprir e realmente trabalhar em prol de todos.

Postada em 03/08/2018 ás 12h19

Tudo está muito louco. Pré candidato que lutava contra a "velha política" e xingava os políticos tradicionais uniu-se a eles em nome de um projeto de poder.  O que também e pré-candidato o Juiz que criou a lei da ficha limpa para barrar políticos envolvidos em corrupção de participar do processo eleitoral se alia a esses políticos que ele tentou barrar. Vai enternder 

Postada em 31/07/2018 ás 17h35

O Bico do Papagaio é uma região bonita e rica, porém, sem investimento por parte do poder público para explorar suas potencialidades. Até o presente momento nossa região foi tratada apenas como um garimpo de votos, onde se vem extrai os votos e depois é esquecida pelos próximos quatro anos.

Precisamos de um representante que não veja o Bico do Papagaio somente como um lugar para angariar votos, mas que esses votos conseguidos aqui se transformem em benefícios para a Região.

Postada em 31/07/2018 ás 03h38

Conforme o Delegado responsável pelo caso,  o indivíduo é suspeito de ter mantido relações sexuais com a menor, mediante violência imprópria, isto é, após ter embriagado agarota de apenas 12 anos de idade.

Postada em 29/07/2018 ás 21h13

Dois carros bateram de frente na avenida Teotônio Segurado na manhã deste domingo (29). O acidente aconteceu ao lado do estádio Nilton Santos, no trecho onde a avenida tem pista única, próximo à ponte que dá acesso à região sul da capital. Conforme os bombeiros, um homem teve ferimentos mais graves e foi levado para o Hospital Geral de Palmas.

Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados - Agência Tocantins - Contatos: (63) 98500-8112 – Email: [email protected]