Quinta, 24 de janeiro de 2019
63 98500 8112
Política

13/09/2018 às 11h09

160

Redação

Palmas / TO

Mauro Carlesse assina Pacto pela educação proposto por MPE e MPC
O evento de assinatura contou com a presença dos Procuradores de Justiça José Maria da Silva Júnior, João Rodrigues Filho, Alcir Raineri, José Demóstenes de Abreu e Ricardo Vicente, além do Secretário-Chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, e do Subsecretário de Educação, Robson Vilanova.
Mauro Carlesse assina Pacto pela educação proposto por MPE e MPC
Todos os candidatos devem assinar o compromisso (Foto: Ronaldo Mitt)

O candidato a governador Mauro Carlesse foi o primeiro a assinar a “Carta Compromisso pelo Direito à Educação de Qualidade”, proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE) e pelo Ministério Público de Contas (MPC) aos postulantes ao cargo de Governador do Tocantins. A assinatura da carta aconteceu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, na tarde desta quarta-feira, 12.


O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, expôs a Mauro Carlesse sobre a importância do compromisso público dos candidatos com a efetivação de políticas voltadas à melhoria educacional no Tocantins, considerando que o Estado possui um dos menores índices de desenvolvimento da educação no país e deve garantir padrões mínimos de qualidade nessa área. “O Ministério Público Estadual, como fiscal da lei, e o Ministério Público de Contas, como fiscal dos recursos públicos, juntam forças a fim de sensibilizar os candidatos para que assinem esse pacto e se comprometam a melhorar a educação do Tocantins. Mais do que um ato simbólico, a assinatura e o cumprimento dos termos elencados significam uma postura de moralidade”, disse José Omar.


Nessa mesma perspectiva, se expressou Mauro Carlesse, candidato a reeleição. “Esta não é uma promessa só de campanha. Nós temos o compromisso de fazer mudanças em todo o Estado e melhorá-lo em todos os sentidos, mas principalmente na educação. E esta oportunidade representa o pontapé inicial”, enfatizou.


Tendo em vista que o Tocantins é o estado mais novo da federação, o Procurador do Ministério Público de Contas, Zailon Miranda disse acreditar em sua potencialidade, a partir de investimentos na base. “Que os quatro cantos do Estado possam ser fortalecidos pelo resgate e concentração de esforços em prol do nosso bem maior, a educação”.


O evento de assinatura contou com a presença dos Procuradores de Justiça José Maria da Silva Júnior, João Rodrigues Filho, Alcir Raineri, José Demóstenes de Abreu e Ricardo Vicente, além do Secretário-Chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, e do Subsecretário de Educação, Robson Vilanova.


A Carta de Compromisso é resultado da articulação do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância, Juventude e Educação (Caopije) do MPE, com o objetivo de colocar a educação na pauta da campanha eleitoral deste ano. O convite para assinatura do documento foi encaminhado a todos os candidatos e deverá ser assinado de acordo com a disponibilidade de agenda dos mesmos.


Carta Compromisso


O documento aponta diversas normas que envolvem a gestão de recursos da educação, com base nos fundamentos e objetivos da República Federativa do Brasil, dentre os quais devem ser observadas as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no Plano Estadual de Educação.


A carta propõe o cumprimento de 19 itens, entre eles, o respeito ao gasto mínimo nas leis orçamentárias, regularidade na aplicação nos recursos do Fundeb, criação do Fundo de Educação, maior autonomia para o funcionamento dos conselhos e fórum estadual, instituição de política pública de combate à evasão escolar, políticas de incentivo e benefícios fiscais, valorização dos profissionais da educação, dentre outras.


Segue, em anexo, cópia da carta compromisso. 


Veja mais notícias da região no Agência Tocantins

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
RAPIDINHAS
Postada em 17/01/2019 ás 15h53

A pergunta que se faz na capital é: quem é mesmo o governador do Tocantins?. Com o protagonismo exacerbado de Wanderlei Barbosa, Mauro Carlesse foi jogado ao ostracismo, lembrado apenas quando ocorre as  inúmeras trapalhadas do governo, onde o povo cai em cima dele com todo tipo de adjetivos, quando, na verdade, o governador de fato é Wanderlei Barbosa. Carlesse é o dono da caneta, mas só escreve o que é ditado por Wanderlei.

Keops Mota

Postada em 31/12/2018 ás 16h00

019 está chegando, e com ele vem também a incerteza de um governo que começou errado (pau que nasce torto nunca se endireita, já disse "cumpade" Washington) com tentativas de obstrução de justiça, aparelhamentos, escândalos e investigações, o que pode tirar do tocantinense a esperança de um ano feliz.

O cenário que se desenha com o governo carlesse é tenebroso, nada auspicioso. Podemos estar entrando (Deus permita que não) no pior momento de nossa história. O viés autoritário desse governo pode se elevar à níveis assustadores. Não tenha isso como um escrito de quem torce pelo pior, mas de um tocantinense preocupado com o futuro. Deus nos proteja.

Postada em 23/12/2018 ás 00h49

O Natal está chegando, e que com ele também venham a união, a paz, a alegria e o gozo de estarmos reunidos com nossa família comemorando o nascimento do maior homem da história: Cristo. Que cada pessoa  deixar brotar em seu coração a semente da paz, plantada pelo ilustre aniversariante. Boas festas. São os votos de: 

 

Keops Mota/Corespondente Agência Tocantins

Postada em 24/11/2018 ás 14h37

A coisa está ficando insustentável. Com o governo sofrendo investigações e seus aliados envolvidos em escândalos que vai de depósito ilegal de resíduos hospitalares à apologia à pedófilia, a única saída possível e honrosa diante de tanto descalabro, que só tende a aumentar, é a cassação.

Não podemos estar sob as ordens de um governo que está moralmente abaixo de nós. As denúncias de obstrução de Justiça, concessão de contrato sem licitação para uma empresa da família de um aliado que culminou em um crime ambiental e denúncia por supostos crimes eleitorais já são fatos suficientes para que não tenhamos esse governo como legítimo.

 

Keops Mota

Postada em 08/11/2018 ás 12h55

Carlesse mente

Mauro valesse queria apenas poder sobre os bois e idiotas do Tocantins.

Depois de eleito Mauro Carlesse se tornou soberbo e arrogante e recebe apenas pessoas ligadas ao agrobusiness.

Valesse não é aquele homem humilde e correto que imaginávamos,Ele é um lobo branco disfarçado de ovelha e ao que parece será bem pior que Marcelo Miranda e não vai se sustentar no poder.

Mauro Carlesse prometeu defender e respeitar os funcionários públicos perseguidos e humilhados por Marcelo Miranda,e quando chegou ao poder virou as costas para os humildes e dá ouvidos apenas a deputados que compraram votos por 500 mil.

Mauro Carlesse nada faz pela segurança falida do Tocantins e virou suas costas largas para a saúde ferida dos tocantinenses.

Mauro Carlesse ficou neutro surdo burro e mudo quanto a Bolsonaro,e agora quer ser beneficiado.Quem é Mauro Carlesse? AINDA SABEREMOS.

Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados - Agência Tocantins - Contatos: (63) 98500-8112 – Email: [email protected]