Quinta, 04 de Junho de 2020 15:53
63 98500-8112
Cidades AÇÕES DO GOVERNO

Pau D’Arco recebe investimentos no saneamento

Município recebe ações que objetivam melhorar o sistema de abastecimento de água

21/05/2020 10h16
113
Por: Redação Fonte: SECOM / TO
Perfuratriz da ATS já está no município para perfuração de novo PTP – Foto: Ascom ATS/Divulgação
Perfuratriz da ATS já está no município para perfuração de novo PTP – Foto: Ascom ATS/Divulgação

A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) iniciou, na última semana, uma série de ações que objetivam melhorar o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) em Pau D’Arco, na região do Bico do Papagaio. Entre as ações previstas está a perfuração de um novo Poço Tubular Profundo (PTP). A equipe já está no município, onde deve iniciar a perfuração na próxima semana.

Em decisão liminar, a justiça determinou a retomada do contrato de concessão do abastecimento de água à autarquia estadual. O contrato havia sido rompido unilateralmente pelo executivo municipal em outubro passado. Diante de uma série de reclamações da população pela ineficácia dos serviços prestados por uma empresa privada que assumiu o serviço de abastecimento, o Ministério Público impetrou uma Ação Civil Publica (ACP).

Davi Goveia Junior, presidente da ATS destaca que a perfuração de um novo PTP irá aperfeiçoar a produção de água, e assim evitar desabastecimento em pontos da cidade onde há interrupção pontual. “Na última semana executamos manutenção com ações corretivas e preventivas. Já o sistema de captação de água também recebe melhorias com troca de bombas”, informou.

Antes de iniciar a perfuração de um PTP, a equipe de geologia da Agência faz um estudo detalhado do solo em diferentes locais da cidade. Após isso é iniciada perfuração que leva em média uma semana. Concluída esta etapa, a gerência de Qualidade do Produto realiza coleta de amostragens para testes em laboratório. Confirmada a potabilidade, a água captada pelo novo poço é interligada à Rede de Distribuição de Água (RDA).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Pau D'Arco - TO