O Governo do Tocantins realizou, nesta quinta-feira (21), na Escola Estadual João de Abreu, em Dianópolis, a abertura da 2ª edição do projeto Tocantins Amigo do Pet, iniciativa que alia atendimentos veterinários, castrações e atividades educativas sobre bem-estar animal. A ação é coordenada pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Comitê Pró-Animais, o Instituto Pizada e a prefeitura local.
A solenidade contou com a apresentação do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Polícia Militar, que demonstrou como os animais auxiliam na localização de drogas, armas e explosivos. Também foi ministrada uma palestra pela secretária-executiva do Comitê Pró-Animais, a bióloga e doutora em comportamento animal Samara Almeida, sobre bem-estar animal e combate aos maus-tratos.
Os atendimentos e procedimentos de castração gratuitos serão realizados entre esta sexta-feira (22) e domingo (24), na Secretaria Municipal de Saúde, em espaço preparado para acolher a comunidade e garantir o conforto dos animais.
Segundo a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, a ação é um avanço para a saúde pública e a proteção animal.
“É uma alegria ver esse projeto chegar a Dianópolis, levando atendimentos gratuitos, além de conscientizar sobre o cuidado com os animais. São 300 consultas e 250 castrações que representam mais saúde, qualidade de vida e também prevenção de doenças”, destacou.
Representando o prefeito José Salomão, o vice-prefeito Hormides Rodrigues Neto ressaltou a importância da mobilização popular.
“Quero reiterar o convite para que todos conscientizem a sociedade sobre a importância dessa ação. Precisamos orientar o nosso vizinho a cuidar do seu pet. A castração é fundamental para a saúde do animal. E, ao promover saúde e o bem-estar deles, estamos também protegendo toda a nossa sociedade”, afirmou.
A coordenadora do projeto pela Seps, Raíssa Leite, reforçou que o Tocantins Amigo do Pet terá continuidade em outras cidades.
“Estamos muito felizes em realizar a 2ª edição do projeto, agora em Dianópolis, depois do sucesso em Aliança. Mais do que consultas e castrações, queremos conscientizar a população, combater os maus-tratos e fortalecer políticas permanentes de proteção animal”, disse.
Já a diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, lembrou que a iniciativa também tem forte caráter educativo.
“Essa ação não é apenas sobre procedimentos cirúrgicos, envolve também a educação ambiental e a conscientização da população sobre a importância dos cuidados com os animais e do combate aos maus-tratos”, frisou.
A secretária municipal de Saúde, Jacinta Pinheiro, destacou que Dianópolis está preparando um espaço definitivo para a realização das castrações.
“Recebemos muitas demandas e entendemos que precisávamos pensar em algo resolutivo e de longo prazo. Já estamos nos acabamentos finais do centro cirúrgico para castração e acreditamos que ainda este ano conseguiremos inaugurar o espaço”, adiantou.
Educação e sensibilização
Além da programação oficial, a ação chegou também à Escola Municipal Imaculada Conceição, onde estudantes participaram de atividades lúdicas de conscientização e interagiram com o mascote Caramelo, símbolo do projeto, que ajudou a transmitir as orientações de forma divertida.
Apoios e histórico
Esta edição do Tocantins Amigo do Pet conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju), Secretaria Executiva da Governadoria (Segov), Polícia Militar do Tocantins e Frigorífico Bonutt.
Lançado em abril deste ano, em Aliança do Tocantins, o projeto já realizou mais de 250 atendimentos veterinários, beneficiando inclusive animais em situação de rua. O diferencial da iniciativa é o caráter itinerante, que leva serviços gratuitos de saúde animal, castração e conscientização a municípios de diferentes regiões do estado.