
A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins (Seciju), por meio da Superintendência dos Sistemas Penitenciário e Prisional, intensificou nesta última semana de janeiro as ações do programa Mãos da Cidadania. Ao todo, cinco frentes de trabalho estão em execução simultânea nos municípios de Palmas, Tocantinópolis, Araguaína, Abreulândia e Dianópolis, utilizando a mão de obra de custodiados do Sistema Penitenciário e Prisional para a reforma e manutenção de espaços públicos e instituições sociais.
O programa segue um cronograma de execução, com previsão de conclusão das etapas atuais entre o final de janeiro, com início na segunda, 26, e término neste sábado, 31, e a primeira quinzena de fevereiro.
As atividades abrangem desde serviços de pintura e jardinagem até manutenções elétricas e hidráulicas. Para o secretário da Seciju, Hélio Marques, o programa consolida uma política de Estado voltada para a ressocialização produtiva. “Ao atuarmos simultaneamente em cinco frentes de trabalho, reafirmamos o compromisso do Governo do Tocantins com a modernização do sistema penal e a entrega de serviços que dignificam tanto quem trabalha quanto quem recebe a melhoria”, destaca.
Impacto na Capital e no interior
Em Palmas, os trabalhos ocorrem até este sábado, 31, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A equipe de internos executa serviços de jardinagem, pintura e reparos hidráulicos e elétricos. O gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, Leandro de Sá, ressalta que a ação é uma via de mão dupla. “Mobilizamos nossa equipe para garantir que a estrutura física da Apae esteja adequada para os alunos, utilizando a mão de obra qualificada dos nossos custodiados de forma eficiente e segura, mas a ação ocorre em todo o estado”, explica.
A mesma dedicação é replicada em Tocantinópolis, onde sete reeducandos trabalham na pintura geral e manutenção de aparelhos de ar condicionado da Apae local. Já em Dianópolis, as ações concentram-se no Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa, com foco em limpeza geral, roçagem e poda, preparando o ambiente escolar para o ano letivo. Os trabalhos tiveram início no dia 26 deste mês.
Ressocialização e Economia
O programa também alcança a cidade de Abreulândia, onde seis internos da Unidade Penal de Paraíso do Tocantins atuam na criação de um espaço de convivência e na implantação de um campo de areia para a Secretaria Municipal de Assistência Social. Em Araguaína, na Unidade Penal de Barra da Grota, o Colégio Militar Dr. Jonas e Aluísio recebem serviços de calçamento e manutenção de calçadas.
O superintendente dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Seciju, Eldison Arruda, pontua que o Mãos da Cidadania é um exemplo de eficácia na execução penal. “Além de garantir a segurança, promovemos a remição de pena pelo trabalho, cumprindo o que determina a legislação e otimizando a manutenção de órgãos públicos estaduais e municipais”, ressalta o superintendente.