22°C 32°C
Palmas, TO

Confira a entrevista de João Carlos após ser eleito pela 3ª vez para o cargo de Prefeito de Dois Irmãos

O homem que já esteve por 02 mandato no Palácio Permina Ribeiro Lopes, já foi considerado um dos melhores prefeito do Tocantins, e sempre gozou de alta popularidade.

28/11/2020 às 00h08 Atualizada em 28/11/2020 às 00h27
Por: Redação Fonte: Edsom Gilmar / Agência Tocantins
Compartilhe:
João Carlos irá exercer o 3º mandato em Dois Irmãos - TO - Foto: Edsom Gilmar
João Carlos irá exercer o 3º mandato em Dois Irmãos - TO - Foto: Edsom Gilmar

A partir de 1º de janeiro de 2021, em Dois Irmãos do Tocantins, João Carlos (PSD), se tornará pela 3ª vez, prefeito efetivo da cidade, após fazer o juramento à Constituição. O social democrata ao lado do Vice – prefeito eleito Geciram,  venceram as Eleições Municipais de 15 de novembro, com 2.266 votos (57,27% dos votos válidos), contra o atual vice – prefeito e ex – candidato derrotado Lourenço que tirou 1.476 votos (37,30% dos votos válidos) a terceira e última colocada foi Cirlene do PT com 215 votos (5,43% dos votos válidos).

O Ex – prefeito e agora Prefeito Eleito, recebeu a nossa reportagem, em seu escritório no centro da cidade, e atendeu o nosso pedido de entrevista. O futuro gestor destacou a importância da democracia e do diálogo para os desafios a frente do Executivo que serão inúmeros para promover o avanço das políticas públicas. Carlos rebateu críticas que afirmou receber durante a campanha vitoriosa, enfatizou ainda o fato de ter sido acusado de que estaria inelegível. O prefeito recém eleito, justificou o fato de não ter feito licitação para a municipalidade para atender algumas demandas da comunidade, afirmando que foi realizado compras fracionadas. O líder político, garante que não houve má fé, e que acredita no Poder Judiciário. Por não ter condenação em 2ª instância, o político teve a candidatura homologada pela Justiça Eleitoral. Na esfera criminal, João Carlos Botelho já foi absolvido.

O homem que já esteve por 02 mandato no Palácio Permina Ribeiro Lopes, já foi considerado um dos melhores prefeito do Tocantins, e sempre gozou de alta popularidade. 

Confira na íntegra, a entrevista do prefeito eleito de Dois Irmãos:

Prefeito inicialmente obrigado por atender o nosso pedido de entrevista, e a gente gostaria de saber do senhor se podemos fazer qualquer tipo de pergunta, ou se tem algum assunto que o senhor gostaria que lhe fosse direcionado?

João Carlos: não, tranquilo pode fazer as perguntas que você achar necessário.

Prefeito, qual é a avaliação que o senhor faz dessa campanha sua, que foi vitoriosa nas urnas ?

João Carlos: Olha, a avaliação que eu faço dessa campanha não é diferente das campanhas que eu já fiz, né, foi uma campanha diferente ? foi. Diante de uma situação adversa que é essa situação da pandemia que ‘ta’ no país. Mas em relação a campanha, foi uma campanha tranquila, é... bem coordenada, dentro daquilo que a lei permite se fazer, e a gente terminou ela, estamos fechando a campanha, estamos fechando as nossas contas, dentro daquilo que é permitido se fazer, né, eu acho que foi tranquilo, sem problemas nenhum não, ao decorrer da campanha as coisas correm normalmente.

Prefeito, quais serão as pastas que serão prioridades na sua gestão?

João Carlos: Eu acho que as pastas hoje de prioridade, eu acho que é todas. É... quando se fala em Saúde, se fala em Educação, se fala de Ação Social e assim fala de Transportes e Obras. São estradas ruins, são pontes caídas, são saúde que não está bem, Educação está na situação que está no país inteiro, em Dois Irmãos não é diferente, enfim. Há carência em todas as áreas, tem oito anos que não se entrega uma Casa Popular, tem carência em todas as áreas. Isso tem que ser trabalhado com bastante cuidado, ter cuidado muito grande de escolher nossos secretários para que as coisas possam fluir dentro do nosso município a partir de 1º de janeiro.

Em relação o secretariado prefeito, como está sendo a escolha? A escolha é mais política ? mais técnica ? Como está sendo a indicação do primeiro escalão ?

João Carlos: A gente está trabalhando o primeiro escalão, claro que a gente não pode esquecer o lado político, mas estamos escolhendo a dedo cada secretário e geralmente, pessoas que tem capacidade e conhecimento das áreas aonde ele vai assumir aquela pasta. Tentando trabalhar mais pelo lado técnico da coisa.

Palácio Permina sede do Centro do Poder Político em Dois Irmãos - TO - Foto: Edsom Gilmar
Palácio Permina Ribeiro Lopes, sede do Centro do Poder Político em Dois Irmãos - TO - Foto: Edsom Gilmar

 

Como está o processo de transição ? quando é que começa ? já começou ?

João Carlos: O processo de transição até o presente momento a gente mandou para o prefeito atual a relação dizendo o nome dos nossos membros que vão fazer parte da transição, mas até a presente data ele (Vanilson Valadares - PV) não se manifestou. Então a gente vai provavelmente procurar isso aí judicialmente para ver como que vai ser feito isso aí, a partir da semana que vem.

Prefeito durante a sua pré – campanha e campanha o senhor foi criticado inclusive com repercussão na imprensa que o senhor estaria inelegível, sendo que o senhor teve a sua candidatura homologada posteriormente. Como que o senhor responde essas críticas ?

João Carlos: Olha, a gente que foi prefeito durante oito anos, sempre sobra alguma coisa, é... para que a gente possa terminar respondendo isso. O que eu tenho aqui, eu tinha aqui era uma questão de fracionamento, ou seja alguma compras que foi feito no comércio local para atender a necessidade do município no exercício de 2007, e isso nos causou um problema de fracionamento. Valores pequenos têm nota até de 30 reais, quando se trata de saúde, a pessoa chegava até a porta da Prefeitura para pedir remédio, eu mandava ir na farmácia local e pegar para atender a necessidade daquele cidadão. As remédio no valor muito baixo, e as vezes pegava aquelas receitas levava para Palmas para comprar remédio, comprava, pagava direitinho entregava para o cidadão de acordo com o Social dizia na época. Mas isso nos trouxe um problema, os remédios na época não foi licitado, não chegou a... em torno de 21 mil (reais) por ano, menos de 2 mil reais por mês, mas não foi licitado porque não tinha como licitar. Naquela época Dois Irmãos não tinha ligação com Miranorte de asfalto, não tinha ligação de, Divinópolis nem Barrolândia, tudo era chão, Dois Irmãos era meio que isolado aqui, e a necessidade era muito grande para atender a comunidade, a gente chegou a fazer isso para poder atender a comunidade. Assim também como a questão do transporte escolar, a gente fazia os contratos mensal ou semestral, e mudava muito de rota, mudava muito de motorista, de dono de carro. Então a gente queria atender e muito lugares, colocava os pais para levar os próprios filhos, vizinhos, e botava os alunos na sala de aula. Essa era grande preocupação. Isso me trouxe um problema cível e criminal. O criminal hoje não existe mais, fui absolvido a partir do dia 14 de julho deste ano, onde o juiz disse por não ter licitado mas foi feito para atender a comunidade, não foi provado nenhum indício de dolo, crime de dolo, não teve prejuízo para o município, portanto eu fui absolvido. Ficou apenas no cível, o cível está aí na Segunda Instância, que vai gerar uma multa, alguma coisa assim, mas eu tenho certeza e acredito na justiça, eu tenho certeza absoluta que isso aí vai ser resolvido, porque já foi provado que não houve má fé. E o objeto da ação seja criminal ou seja cível ela é um só: o fracionamento, que não houve má fé. Então eu acredito na justiça e tenho certeza absoluta que vai ser resolvido. Mas isso não impediu a minha candidatura, até porque não estava transitado e julgado, então não impediu a minha candidatura, minha candidatura foi liberada sem problema algum, por eu não ter nenhum julgamento em crime transitado em julgado até a última instância, graças a Deus. Por tanto é isso aí.

Prefeito, em relação o relacionamento com o Poder Legislativo? Como que o senhor planeja esse relacionamento tão importante importante institucional, com o Poder Legislativo, na sua próxima gestão ?

João Carlos: Não, hoje eu não tenho problemas com o Poder Legislativo, hoje nós temos maioria na Câmara, é... tanto é que estão mandando projeto para Câmara sem necessidade nenhuma, nos últimos momentos, né, e um problema sério que estão querendo fazer com Dois Irmãos, privatizar a água de Dois Irmãos, por 30 anos, para uma empresa que não tem credibilidade nenhuma para isso. Isso vai sacrificar o município mais uma vez, com a questão da água, enfim. Mandando algumas coisas para ser aprovado na Câmara sem necessidade, fora de época já, mas a Câmara, ela é coesa, ela é consciente daquilo que realmente é para Dois Irmãos, e a gente tem uma maioria expressiva lá dentro, não vai ter problema nenhum. A partir do ano que vem, temos maioria, fizemos a maioria dos vereadores, tenho certeza que a gente vai fazer um bom trabalho com o Legislativo, um respeitando o outro, cada um respeitando as instituições. Isso que é importante para nós.

Prefeito, o senhor está contrito com a Democracia ? em relação ao sistema democrático, o que o senhor diria ? o senhor está com o espírito público ? e o segmento republicano para exercer seu terceiro mandato ? o senhor preza pela Democracia ? pelo diálogo ?

João Carlos: Sem dúvida nenhuma, sempre prezei pela Democracia. Eu acho que o diálogo é o caminho de qualquer problema, sem o diálogo você não consegue resolver os problemas, tem que ser resolvido com diálogo e com conversa, nem sempre a idéia do Prefeito é a melhor, às vezes o assessor, um vereador, ou alguém que participa diretamente da administração te da uma opnião que realmente você tem que pensar duas vezes antes de agir. E nós temos que trabalhar em conjunto, eu sempre trabalhei em conjunto, seja no Sindicato  Rural, seja na Prefeitura, é... em qualquer órgão que eu faço parte, até hoje eu faço parte do Conselho Fiscal da Faet, estou afastado pela questão política, mas eu faço parte. Por ser membro do Sindicato, por ser Presidente do Sindicato, então assim, a gente preza pelo diálogo, sem o diálogo não tem como virá ação. Tem que ter diálogo.

Prefeito eleito prometeu relacionamento harmonioso e espírito público para com o Legislativo - Foto: Edsom Gilmar
Prefeito eleito prometeu relacionamento harmonioso e espírito público para com o Legislativo - Foto: Edsom Gilmar

 

Prefeito, em seus dois mandatos, o senhor foi considerado um dos melhores Prefeitos do Estado. E a gente queria do senhor, da onde que vem essa popularidade, e se é possível continuar gozando de boa popularidade neste terceiro e inédito mandato seu vindouro ?

João Carlos: É eu fui, fui muito bem cotado, por um um bom gestor nas eleições passadas, nesses mandatos passados, tanto é que a gente não teve problemas para eleger o sucessor (o ex – prefeito Chicão - PSD), depois de dois mandatos como prefeito eleger o sucessor, que foi uma pessoa que também procurou fazer o bem por Dois Irmãos. Mas é... com isso a gente chegou a partindo para este terceiro mandato e ganhando as eleições apesar de todas mentiras, tanta difamação que o adversário tentou colocar sobre a minha pessoa, mas nada se provou  e nem se prova. Eu cheguei a dizer se provasse alguma coisa contra a minha idoneidade, eu retiraria até a minha candidatura, se fosse preciso, porque eu não precisaria de está fazendo nada se não fosse o correto, pela comunidade de Dois Irmãos. Então assim, a credibilidade que eu tive e tenho hoje, é muito grande, está provado nas urnas aí, nas pesquisas que foram feitas desde o começo da nossa campanha, então que a gente realmente as pessoas acreditam na gente. Acredito que as coisas vão acontecer, acredito que tudo vai melhorar a partir de janeiro do ano que vem. Essa gestão passada, que está terminando agora, ela não teve condições de fazer nada pudesse trazer credibilidade e respeito, e confiança da comunidade, infelizmente foram quatro anos que a gente tem que esquecer que existiu em Dois Irmãos, foram quatro anos de atraso, quatro anos que não aconteceu nada importante, enfim. Tanto é, que a resposta está aí foi dada nas urnas pelo eleitor, de que a coisa precisava de mudança novamente, é por isso que a gente colocou o nome e saímos graças a Deus vitoriosos nesta eleição.

Fica em aberto as suas considerações finais.

João Carlos: Eu só te agradeço, agradeço por vindo aqui né, fazer essa entrevista. É... a gente está aqui para responder as perguntas não tenho nada que eu não possa responder, dentro daquilo que é legal, que a gente tenta fazer dentro da legalidade, e eu vou... a única coisa que eu quero dizer para a comunidade de Dois Irmãos, nossos amigos, nossos vizinhos é que a gente vai trabalhar, a gente só quer trabalhar, nada mais do que isso. Trabalhar por essa região, trabalhar por Dois Irmãos, precisamos ligar essa região ao Pará, ligando esse asfalto de Dois Irmãos a Goianorte, para ligar do Pará ao Goiás sem passar na BR 153, criar frutos novos dessa região da bacia do Araguaia, enfim. Eu acho que nós prefeito dessa região tem que pensar numa melhoria muito grande, que possa vim por essa região. A questão da APA tem que ser trabalhado com bastante cuidado, isso é um atraso para a região, enfim. A muita procura de produtores rurais dentro dessa região para expandir a questão da soja, é importantíssimo, milho, a soja que está chegando aí, esses produtores novos que estão chegando, então o cuidado com esses produtores, e o cuidado principalmente na parte ambiental tem que ser feito durante este período, dessas abrangências, desse crescimento de áreas para a soja. Então eu acho que o Prefeito, os Prefeitos, os vereadores, todos os membros que foram eleitos agora, tem que fazer de tudo para poder acolher, vigiar e cuidar da situação nova que está surgindo cada vez vai aumentar com o crescimento da soja nessa região. Vai gerar renda, vai gerar divisa, vai gerar benefícios, mais empregos e enfim. A gente tem que pensar nisso aí com bastante carinho, de vê essa região crescer e continuar crescendo muito mais.

Muito obrigado Prefeito.

Perfil

João Carlos Botelho Martins, é natural de Dois Irmãos do Tocantins, tem 57 anos, formado em contabilidade, casado com Carla Silva Correia, tem 02 filhos, é agropecuarista, Presidente do Sindicato Rural pelo 6º mandato e é a terceira vez que é eleito para o cargo de Dois Irmãos do Tocantins.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sem foto
Sobre o município
Notícias de Dois Irmãos do Tocantins - TO
Ver notícias
Palmas, TO
29°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 32°

33° Sensação
2.06km/h Vento
74% Umidade
86% (5.29mm) Chance de chuva
06h17 Nascer do sol
06h19 Pôr do sol
Sex 31° 22°
Sáb 31° 22°
Dom 31° 23°
Seg 29° 23°
Ter 29° 22°
Atualizado às 20h06
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,02 +0,00%
Euro
R$ 5,41 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,82%
Bitcoin
R$ 376,362,48 -0,11%
Ibovespa
128,106,10 pts 0.33%
Publicidade